600 moradias foram atingidas em incêndio no Educandos, diz Defesa Civil

“Em princípio não temos informações de óbitos. Mas a Defesa Civil Municipal informou que em torno de 600 moradias foram atingidas”.

A informação é do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Josemar Santos, que deflagrou um plano emergencial de contingência e acionou efetivo que estava de folga e caminhões de combate a incêndio de Iranduba e Rio Preto da Eva para atuar no controle do incêndio que atinge residências no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus, na noite desta segunda-feira (17).

Todos os oito postos operacionais do Corpo de Bombeiros do Amazonas, em Manaus, estão trabalhando. Segundo o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Josemar Santos, todo o poder operacional está sendo usado.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Wilson Lima, vice, senadores e deputados eleitos são diplomados

“A gente deu uma resposta rápida e chegamos ao local cerca de cinco minutos após o acionamento. Pela gravidade, estamos empregando todo o nosso poder operacional. São mais de 100 bombeiros”, disse.

O acesso ao local é difícil e há grande quantidade de carros estacionados, o que também atrapalha o desenrolar da ação. “A dificuldade grande é o acesso difícil. Haviam muitos carros estacionados, de um lado e de outro, o que dificulta a manobra das nossas viaturas, que são grandes. Essa foi uma grande dificuldade, inclusive para reabastecer”.

O secretário de segurança pública, coronel Amadeu Soares, está no local acompanhando o trabalho dos Bombeiros.

Sobre o caso

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 20h34 e cerca de cinco minutos depois a primeira viatura chegou ao local para o atendimento. Os reforços chegaram em seguida. Além do efetivo de plantão, oficiais que estavam fora de serviço foram acionados. Só na primeira hora do combate, a estimativa é que cerca de 100 mil litros de água tenham sido empregados.

O incêndio é de grandes proporções e está ocorrendo na Rua Nova, beco São Francisco. As equipes dos bombeiros montaram três pontos distintos de trabalho para o combate ao incêndio. A região é de difícil acesso e as residências de madeira, construídas coladas, acabam facilitando a proliferação do fogo e dificultando o combate. O incêndio ainda não foi controlado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa que, até o momento, registrou nos serviços de emergência o atendimento de algumas vítimas do incêndio no bairro Educandos, todas com sintomas de intoxicação por inalação de fumaça. Nenhuma delas em estado grave. A Susam ressalta que as equipes de plantão nos prontos-socorros e Serviços de Pronto Atendimento ( SPAs) assim como as ambulâncias do serviço de remoção da capital estão mobilizados  e preparadas para prestar toda a assistência necessária às vítimas.

Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão na área acompanhando o caso. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) montou o gabinete de gestão de crise, com representantes de órgãos estaduais, municipais e federais para auxiliar nas ações emergenciais inter agências.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que três escolas serão disponibilizadas para receber as famílias desabrigadas. São as escolas estaduais Estelita Tapajós, Diana Pinheiro e o Ceti Gilberto Mestrinho. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) também disponibilizará o hotel da Vila Olímpica.