Uma iguaria bem comum nos cafés da manhã do manauara é esse sanduíche feito com pão francês e o bom tucumã com queijo coalho e banana pacovã frita, que ganhou, do e no imaginário popular, o sugestivo e bem definido nome de X-Caboquinho.
Degustado e aprovado por nossos munícipes é também muito elogiado por quem vem visitar nossa cidade, principalmente os que vem de outros Estados fora da nossa região e também de outros países.
Pávulo no Facebook Twitter Instagram
Vereadores aprovam por unanimidade homenagem à Almino Afonso, proposta por Joelson Silva
É uma receita simples, e normalmente é acompanhada de um café com leite, geralmente consumido no café da manhã, mas pode ser consumido a qualquer hora do dia.
Esse Sanduíche tipico é atração principal nos cafés regionais que espalham em nosso município. É uma das iguarias mais pedidas em feiras e lanchonetes de Manaus.
Carro chefe do X-Caboquinho, o tucumã, tem 90 vezes mais vitamina A que o abacate, além de ser rica em vitaminas B e C. Por ser calórica também é energética.
O tucumã é uma fruta exótica e exclusivamente Amazônica, assim como o X-Caboquinho é uma iguaria sem igual e essencialmente manauara.
Por todo o exposto, encaminhamos o presente Projeto de Lei, contando a costumeira aquiescência da Presidência e dos Nobres Pares desta casa.
PROJETO DE LEI Nº.____/2019
Institui como Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Manaus, o Sanduíche X-Caboquinho, e dá outras providências.
Art. 1º Esta Lei eleva o Sanduíche X-Caboquinho à condição de Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Manaus.
Parágrafo Único. O reconhecimento estabelecido nesta Lei terá proteção do Município, que incentivará sua perpetuação e preservação cultural, como legado para as futuras gerações.
Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Plenário Adriano Jorge.
Manaus, 4 de junho de 2019.
Dr. Isaac Tayah
Vereador – DC