Talibã diz ter tomado palácio em Cabul após saída de presidente do Afeganistão

Tomada ocorre 20 anos após o grupo extremista ter sido expulso da capital pelos Estados Unidos devido aos ataques de 11 de setembro

O grupo extremista Talibã afirmou ter tomado controle do palácio presidencial em Cabul, no Afeganistão, após a fuga do presidente, Mohammad Ashraf Ghani. O anúncio foi feito horas depois de o grupo cercar a capital do país neste domingo (15/8).

O grupo chegou aos arredores da cidade no início deste domingo e reivindicou a rendição pacífica do governo. A informação de que Ashraf Ghani teria deixado o país foi publicada pelo portal de notícias local ToloNews.

A tomada de Cabul pelos talibãs ocorre 20 anos após o grupo extremista ter sido expulso da capital pelos Estados Unidos, que invadiram o país dias após os ataques de 11 de setembro de 2001.

A situação da região é tensa desde cedo. Em publicação no Twitter, a conta oficial do Palácio Presidencial do Afeganistão informou que foram ouvidos tiros em “várias áreas remotas de Cabul”. “As forças de segurança e defesa do país estão em coordenação com parceiros internacionais”, assinalaram as autoridades.