As fiscalizações fluviais realizadas pela Capitania dos Portos na orla de Manaus devem ser feitas com apoio de bafômetros para inibir que condutores embriagados pilotem embarcações como lanchas, jet skis e barcos. O objetivo é diminuir o risco de acidentes fluviais em Manaus.
A sugestão foi apresentada nesta terça-feira (11) pelo vereador Dallas Filho, durante discurso na Câmara Municipal de Manaus.
Segundo o vereador, no ao passado o Corpo de Bombeiros do Amazonas resgatou 57 corpos de vítimas de acidentes fluviais e afogamentos. “A maioria dos acidentes foi causada por imprudência, consumo de bebidas alcoólicas e o não uso de coletes salva vidas”, alertou o vereador.
Dallas Filho cobrou também o aumento da fiscalização nos fins de semana, quando aumenta o número de embarcações na orla da capital. “Quem percorre nossa orla nos fins de semana pode encontrar, com facilidade, condutores de embarcação sem habilitação”, denunciou.
A Capitania dos Portos garante que fiscaliza diariamente entre 40 e 50 embarcações na capital. “Conversei com passageiros de barcos e banhistas, que dizem que as fiscalizações não são suficientes para combater os abusos”, ressaltou Dallas Filho.
O uso de coletes salva vidas nas embarcações de pequeno e médio portes também deve ser fiscalizado. “Quem utiliza os serviços de lanchas e voadeiras sabe que se tornou comum viajar sem o uso de colete salva vidas”, afirmou o vereador. “Temos que estimular a realização de campanhas para orientar os passageiros a usar o equipamento”, finalizou Dallas Filho.