Manaus – AM: O candidato à reeleição a governador Wilson Lima (União Brasil) tomou a liderança de Amazonino Mendes (Cidadania) na intenção de voto. É o que diz pesquisa da empresa Perspectiva deste dia 31, no terceiro estudo sobre a disputa pelo Governo do Amazonas.
O ex-governador, portanto, que esteve à frente em todas as pesquisas desde o ano passado, na fase de pré-campanha, agora vê o principal adversário ultrapassá-lo em 1,5 ponto percentual. Conforme a Perspectiva, Lima tem hoje 28,3% contra 26,8% de Amazonino na pergunta estimulada, em que os nomes de candidatos são apresentados ao entrevistado.
Em março, na primeira pesquisa Perspectiva, Amazonino tinha larga dianteira sobre Lima (33,4% contra 22,5%). Assim sendo, mais de 10 pontos percentuais à frente.
Agora, Lima já aparece em primeiro, ainda que a diferença seja na margem de erro de 2,5%, representando, por consequência, um um empate técnico.
Além de perder a liderança, o candidato do Cidadania já deve se preocupar com o terceiro colocado, o senador Eduardo Braga (MDB), que cresceu quase 4% em relação à pesquisa de maio.
Ricardo Nicolau, do Solidariedade, coligado com o PSB, se manteve estável na quarta colocação, com 6,3%, mesma preferência do eleitor que tinha em março deste ano.
Citação espontânea
No estudo espontâneo, em que vinham empatados nas pesquisas da empresa de Durango Duarte de março e maio, o atual governador agora põe vantagem expressiva de 4,1% sobre o adversário (20 a 15,9%). Lima, dessa forma, obteve o maior crescimento, de quase 8%, saindo de 12,3% em maio.
Braga ficou com 11,9%, e também experimentou crescimento significativo, de quase 100%, sobre a intenção de voto de maio. Tinha apenas 6,8%. Portanto, também nessa modalidade já representa ameaça a Amazonino, com uma diferença de 4 pontos percentuais.
O quarto lugar na pesquisa Perspectiva é de Nicolau, mas com um teto baixo de intenção de voto, apenas 2,3%. Embora esse resultado signifique um crescimento de quase 100% sobre o obtido em maio.
Dado para ficar de olho
Chama atenção no estudo espontâneo da Perspectiva o alto índice de indecisos, de 44,9%. E olha que já foi bem pior. Por exemplo, em maio estava esse universo de eleitores em 62,2%.
Capital x interior
Na avaliação do pesquisador, o eleitor do interior do estado fez a diferença nessa virada de Lima sobre Amazonino.
Embora se mantenha bem na capital, com 32% das intenções de voto, Amazonino perde com 12% de diferença nos municípios pesquisados.
De outra parte, Lima também beliscou pontos preciosos da intenção de voto em Braga no interior. Como resultado, este caiu de 30 para 27%.
Quem no segundo turno?
De acordo com a avaliação da pesquisa pela Perspectiva, os números já não cravam com 100% de certeza a presença de Amazonino no segundo turno. Braga o ameaça, afirma o estudo.
A outra vaga, considerando a tendência de crescimento, já estaria assegurada ao governador que busca a reeleição, conforme a empresa.