David Almeida vai a 33% e lidera disputa pela prefeitura de Manaus; Amom Mandel tem 22%

Na pesquisa anterior, feita em junho, os dois estavam tecnicamente empatados em 30% e 27%, respectivamente. Margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Manaus – AM:    Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (1º) com as intenções de voto para a Prefeitura de Manaus mostra que o atual prefeito, David Almeida (Avante), lidera a corrida eleitoral com 33%.

Em segundo lugar aparece Amom Mandel (Cidadania), com 22%. Veja os números:

  • David Almeida (Avante): 33% (eram 30% em maio)
  • Amom Mandel (Cidadania): 22% (eram 27%)
  • Roberto Cidade (União): 13% (eram 8%)
  • Capitão Alberto Neto (PL): 12% (eram 15%)
  • Marcelo Ramos (PT): 8% (eram 8%)
  • Wilker Barreto (Mobiliza) 2% (era 1%)
  • Gilberto Vasconcelos (PSTU): 1% (era 0%)
  • Maria do Carmo (Novo): não pontuou (eram 2%)
  • Indecisos: 2% (eram 3%)
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 7% (eram 6%)

 

Este é o caso de um cenário estimulado, em que os nomes são apresentados para os entrevistados.

A pesquisa entrevistou presencialmente 1.002 eleitores de 16 anos ou mais na capital do Amazonas, entre 24 e 27 de julho. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O número de registro é AM-00972/2024.

 

2º turno (estimulada)

 

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre as intenções de votos em alguns cenários de 2º turno. Em todos os cenários, o prefeito aparece na frente dos adversários:

David Almeida X Amom Mandel

David Almeida X Capitão Alberto Neto

David Almeida X Roberto Cidade

David Almeida X Marcelo Ramos

Aliados

 

Os eleitores de Manaus também responderam sobre a relevância do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Lula (PT) como padrinhos políticos de candidatos.

O percentual dos que gostariam que o candidato fosse independente dos dois políticos subiu de 40% para para 48%.

Os eleitores também foram perguntados se votariam em um candidato desconhecido apoiado por Lula, Bolsonaro ou pelo governador Wilson Lima (União).

Os percentuais dos que disseram que não, nos três casos, subiram em relação à pesquisa de maio.

Entre os que responderam que endossariam um desconhecido indicado por um dos três políticos Bolsonaro teve o maior percentual na pesquisa de julho, com 34%. Lula teve 25% e Wilson Lima, 21%.

Avaliação da gestão atual

 

A pesquisa Quaest avaliou a atuação de David Almeida na atual gestão na prefeitura de Manaus. A avaliação positiva subiu de 38% para 45%, enquanto a avaliação regular passou de 38% para 34% e a avaliação negativa foi de 23% para 20%. Não sabem ou não responderam ficou em 1%, mesmo percentual de maio.

Questionados sobre o principal problema que Manaus enfrenta hoje, os eleitores citaram saúde (18%) e violência/Crime (17%). Outros pontos negativos citados pelos entrevistados foram: asfaltamento (10%), educação (8%), drogas (8%), corrupção (6%), desemprego (6%) e saneamento básico (5%).