O governador do Estado, em exercício, e secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Bosco Saraiva, exonerou o delegado Gustavo de Castro Sotero, do cargo de confiança de delegado plantonista do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Sotero está preso há quatro dias por ter assassinado o advogado Wilson Justo Filho dentro da casa de show Porão do Alemão, na Zona Oeste de Manaus.
Outras três pessoas, inclusive a esposa do advogado, também foram baleadas pelo delegado.
O decreto de 28 de novembro de 2017 foi publicado na edição da mesma data do Diário Oficial do Estado (DOE-AM), que foi ao ar nesta quarta-feira (29). A medida carrega a assinatura de Bosco Saraiva, do chefe da Casa Civil, secretário Sidney Leite, do delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito e da secretária de Estado de Administração e Gestão (Sead), Angela Bulbol.
A decisão tira o policial civil do cargo de confiança que vinha ocupando, mas não o destitui da função de delegado da corporação.
Gustavo Sotero segue em uma das celas do alojamento do Grupo Força Especial de Assalto e Resgate (Fera), localizado nos fundos da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro. De acordo com o delegado-geral, Mariolino Brito, Sotero está em cela com banheiro, cama e ar-condicionado.