Concessionaria Murano: Campeã em desserviços à comunidade manauara

Não troce seu Fiat por outro de três em três anos… 

Manaus – AM: Painel solto, escapamento enferrujado, ar-condicionado que não liga e maçaneta quebrada nem sempre são problemas encontrados em carros usados. Muitos desses defeitos de qualidade podem ser identificados em carros novos e, de acordo com o Procon o consumidor precisa ficar atento na hora de retirar o veículo zero da concessionária.

Uma das maiores concessionarias de automóveis do Amazonas, a Murano Veículos, está rol das campeãs em insatisfação de clientes do Reclame Aqui. Para resguardar as fontes, mencionaremos os reclamantes apenas como “clientes”.

A demora no atendimento e os serviços de péssima qualidade, foram denunciados por um Cliente Murano, em 06/09/17 às 20h4.

“Ainda continuo com problemas no meu carro Palio Essence. Primeiro custaram me atender (Murano Veículos), e quando me atenderam fizeram um péssimo serviço (Murano Veículos). Ainda com diagnóstico errado levando a seguradora a pagar por um serviço em vão. Agora continuo com o mesmo problema, ainda pior, por que colocaram um compressor que não era compatível ou próprio para o modelo do meu carro, estou também sem ar condicionado, e o clima de Manaus é muito quente principalmente em setembro. Logo quando comprei esse carro me entregaram sem a devida revisão. Péssimo atendimento, principalmente agora que não querem nem mais me atender, me ouvir e resolver o problema. Estou com tamanho prejuízo”, Cliente Murano, em 06/09/17 às 20h4.

Problemas tidos como simples, a exemplo de um alarme do veículo também, foram denunciados por um Cliente Murano, em 12/08/16 às 16h46.

“Comprei um Fiat500 em abril/15 e veio com problema no alarme. Passei mais de um ano levando o carro na Murano e eles não resolvem. Agora, depois de 1 ano resolveram pedir um alarme novo para trocar. Meu carro está lá desde 14/07/16 e até hoje, 19/07/16 eles ainda não conseguiram trocar esse alarme e não devolvem o meu carro. Não tenho nem como ir trabalhar sem ajuda dos outros ou pegando taxi!! Um absurdo! Não sabem como trocar alarme de carro importado?! Durante todos esses dias só me ligaram uma única vez. Tento ligar agora e ninguém nem atende mais. Exijo mais respeito e profissionalismo”, Cliente Murano, em 12/08/16 às 16h46.

E não para por ai, em uma breve busca feita por nossa equipe de reportagem no site Reclame Aqui, de 2015 à 2018 a Murano já recebeu quase 20 reclamações graves, incluindo problemas no motor de um veículo.

“Comprei meu carro seminovo na Murano com menos de 46 mil km, logo depois da garantia de 3 meses tive que fazer a retifica do motor, pois estava entrando água no motor. Dentro do período de garantia foi trocada a junta da tampa de válvula, e qualquer pessoa que tem um entendimento mínimo de motor sabe que ao trocar a junta da tampa de válvula é possível detectar que o motor está com problemas. Mas ao invés de fazer isso a concessionária fez uma gambiarra só para empurrar o problema para fora da garantia”, Cliente Murano, em 23/03/15 às 13h19.

Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor classifica esses problemas de qualidade como “vícios” e estabelece regras para que a concessionária ou a montadora resolvam problema. Em casos extremos, o cliente tem o direito de exigir o dinheiro de volta e até a troca do carro. O Código de Defesa do Consumidor também estabelece inúmeras regras e princípios para serem aplicados nas relações de consumo, que só podem ser usadas na proteção de compras feitas em lojas específicas, revendedoras ou concessionárias de veículos.

A partir do momento que a reclamação é feita, a concessionária tem 30 dias para resolver o problema. Se ela não cumprir o prazo ou entregar o produto sem ter consertado a falha, o cliente tem o direito de escolher entre pedir o dinheiro de volta, abater no preço o problema que o produto apresenta e trocar o carro.

Fonte Blog do Marcell Mota