A covid19 voltou? E, Agora?

A COVID-19 VOLTOU (?), E AGORA??!?

A covid-19 não voltou!

Digo que não voltou, porque ela nunca havia ido embora.
As pessoas é que voltaram a se expor mais. O que é normal e esperado, pois testar os limites faz parte da natureza humana.
Não existe segunda onda. Existe uma única onda. Quem se proteger adequadamente dela, evitará o contágio, e quem se colocar na frente dela tem grandes chances de contrair a doença. O vírus não irá sumir. Nem agora, nem em 2021…
– Mas os casos aumentaram!!!
Sim. Aumentou o número de casos, e a mortalidade está muito menor que no pico da doença em abril e maio.
– Como assim?
A imensa maioria das pessoas irá se recuperar da doença como se recupera de um resfriado comum. Os casos fatais ocorreram entre aqueles que eram mais suscetíveis. Aparentemente o vírus perdeu força e mais importante, hoje os médicos sabem como tratar essa doença de forma muito mais efetiva que antes. Aprendemos como deve ser o manejo da doença.
Lembrem que logo antes das aglomerações por conta das eleições os casos estavam controlados. E o vírus não havia sumido. O que foi que mudou?
Mudou a percepção do risco e com isso as pessoas passaram a se preocupar menos.
Está na hora de entender (ou talvez já tenha até passado da hora) que a responsabilidade pelo contágio não é da OMS, do presidente, do governador ou do prefeito.

A responsabilidade é NOSSA, minha e sua!

Não há razão para pânico e muito menos para um medo irracional. Basta não baixarmos a guarda. Continuem usando suas máscaras, lavando suas mãos e principalmente, mantenham-se a 2 metros de outras pessoas.
Você pode ir para um hotel ou uma casa de praia, ir ao shopping, ao petshop, votar. Continue indo ao restaurante, mas o faça dentro dos protocolos de segurança. Fique em locais abertos e ventilados e observe se a distância entre as mesas está sendo respeitada. Se não estiver, procure outro lugar, ou peça em casa. Faça sua atividade física, mas lembre-se que o vírus está por aí e cabe a VOCÊ se proteger.
Viva e principalmente, conviva com o vírus.
Se você for do grupo de risco para complicações da doença. Proteja-se mais, ou melhor, volte a fazer como você fazia há alguns dias. Só isso.
Lembre-se que o equilíbrio, o caminho do meio é a saída.
Não há motivo para pânico, como também não há motivo para baixar a guarda.

Dr Marco Foltran
CRM 7833 CE