Ação de conscientização marca o Dia Mundial da Água, em Presidente Figueiredo

Em Presidente Figueiredo-AM, o Dia Mundial da Água foi celebrado durante evento realizado na manhã desta quinta-feira (22), no Parque do Urubuí, na sede do município.

A ocasião reuniu alunos de todas as escolas da rede pública municipal de ensino, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a responsabilidade de usar o recurso natural com consciência.
A iniciativa é da prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Professores, secretários do Executivo municipal e vereadores também marcaram presença no local. 
 
A manhã de conscientização contou com apresentações de trabalhos dos alunos, exposições de palestras, atividades de limpeza em torno da Corredeira do Urubuí.
Uma biblioteca móvel, cedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), também fez parte da estrutura oferecida para introduzir os alunos à pesquisa, leitura e entendimento sobre a temática ambiental.
“Nosso trabalho é educação ambiental e educação ambiental é mudança de hábitos”, opinou Vandete Rocha, geóloga e técnica no Ipaam, ao falar sobre a importância de dialogar com jovens sobre a preservação do meio ambiente.
A data alusiva comemorada no dia 22 de março foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre o tema.
 
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o trabalho de orientação junto aos jovens é a oportunidade de plantar sementes que devem germinar no futuro.
“Hoje em dia, nosso maior desafio é ampliar o sistema de água limpa e potável para nossa cidade levando em conta o crescimento populacional que estamos registrando. Poder falar com as crianças sobre a responsabilidade do uso da água e da preservação dos nossos recursos naturais é trabalhar a ideia de expansão a longo prazo, visto que eles são o futuro”, enfatizou Marco Petillo, titular da pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 
 
Para muitos alunos, o evento foi a primeira oportunidade de falar sobre o assunto e a data, que antes era desconhecida, deve agora passar a ser lembrada diariamente. “Nem sempre a gente vê políticas públicas que tratem sobre a responsabilidade do uso da água. Hoje está sendo a oportunidade de chamar atenção para esse problema. Essa atenção deve ser dada diariamente”, concluiu Matheus Nuno, da Escola Municipal Mário Jorge Gomes da Costa, que com apenas onze anos, já entendeu como suas escolhas impactam na saúde do planeta. 
 
Além do despertar da responsabilidade e consciência sobre o uso e preservação da água, os participantes do evento plantaram mudas de árvores ao longo da corredeira Parque do Urubuí, com o objetivo de incentivar a expansão da área de floresta no lugar, além de conter possíveis e futuras erosões que ameacem o solo por conta da degradação causada pelo tempo e pelo homem.
 

Sobre o Dia Mundial da Água

 
A data alusiva comemorada no dia 22 de março foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre o tema. Estima-se que 20{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} da população mundial ainda não tenha acesso à água limpa e, segundo a Unicef, cerca de 1400 crianças menores de cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
Fotos: Weglesson Gomes