Manaus – AM : O afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por determinação da Justiça do Rio de Janeiro, abriu uma nova crise no comando do futebol nacional — e seus reflexos já começam a atingir as federações estaduais. Com a nomeação de Fernando Sarney como interventor e a iminência de novas eleições na CBF, o que estará reservado para dirigentes regionais historicamente ligados a Rodrigues? Entre eles, Ednailson Rozenha, presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e vice-presidente da própria confederação, vê seu futuro político envolto em incertezas.
Rozenha no Olho do Furacão
Aliado de primeira hora de Ednaldo Rodrigues, Rozenha agora se vê no centro de uma tempestade política. Sua posição na FAF — e, principalmente, sua cadeira na vice-presidência da CBF — podem estar em risco em meio à reconfiguração iminente. Novas eleições na confederação podem colocar em xeque o apoio que ele e outros dirigentes regionais deram ao presidente afastado. A pergunta que ecoa nos bastidores é inevitável: o declínio de Rodrigues arrastará consigo seus apoiadores?
O Poder das Federações Estaduais em Jogo
Historicamente, as federações estaduais são a base de sustentação da CBF — não apenas na eleição de seus presidentes, mas também na manutenção de poder. No entanto, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garantiu a continuidade de Ednaldo Rodrigues está sob suspeita judicial, e isso ameaça desestruturar toda a rede de alianças regionais.
Rozenha, como parte do núcleo dirigente da CBF, pode ter sua posição nacional contestada, especialmente se uma coalizão opositora surgir para disputar o comando da entidade. Em Manaus, onde já existem movimentos silenciosos de oposição, o cenário é de expectativa. Será que o comando da FAF passará por uma renovação?
Gestão Sem Protagonismo e Pressão Local
Além da turbulência nacional, Rozenha enfrenta críticas locais. Como deputado estadual e presidente da FAF, ele foi cobrado por não ter garantido Manaus como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 — uma derrota simbólica para uma cidade que possui uma das arenas mais modernas do país. Para muitos, essa ausência de protagonismo expôs a fragilidade da gestão da FAF e sua pouca influência no cenário nacional.
Se a FAF não consegue garantir visibilidade internacional para o futebol amazonense, que peso realmente possui na CBF? Esta é a pergunta que começa a ecoar entre clubes, dirigentes e torcedores.
Renovação à Vista?
O futebol brasileiro vive um momento de inflexão. O afastamento de Ednaldo Rodrigues pode ser apenas o início de uma limpeza institucional mais ampla, com impacto direto nas federações estaduais. Caso irregularidades ou vícios políticos sejam apontados nas estruturas regionais, não se pode descartar a convocação de novas eleições locais — inclusive na FAF.
Enquanto a Justiça e o Ministério Público acompanham de perto, o futuro de Rozenha parece cada vez mais incerto. Ele conseguirá manter-se de pé em meio a um cenário político que desmorona ao seu redor? Ou será a vez da Federação Amazonense de Futebol passar por uma renovação que reflita os anseios de maior protagonismo e representatividade do futebol nortista?