Aplicativo de celeular identifica os vilões do consumo de energia

Manaus – AM: Ferramenta digital da Amazonas Energia permite a consulta diária ao consumo de clientes com medidores SMC. Além disso, um visor de leitura continua instalado na área externa das residências e pode ser visualizado a qualquer tempo

A conta de energia, que chega pelos correios ou pelo meio eletrônico (e-mail), traz diversas informações de interesse do cliente, dentre elas o consumo do mês e dos meses anteriores. O aplicativo da Amazonas Energia aprimorou o tratamento destes dados e oferece a informação diariamente aos clientes com os novos medidores da empresa.

Na ferramenta disponível para os sistemas Android e iOS, ao efetuar o download do aplicativo gratuitamente, o cliente, após cadastrar alguns dados, dentre eles as unidades consumidoras relacionados ao seu CPF, pode acessar as informações a qualquer tempo.

Quem utiliza o método tradicional de medição, com o contador antigo, visualiza no aplicativo a conta de energia que relaciona o consumo dos últimos dois meses em kWh e também a linha do tempo do consumo relativa aos últimos nove meses. Quem já utiliza o SMC (Sistema de Mediação Centralizada), tem um ganho adicional. O sistema informa a leitura dos últimos 30 dias de forma pormenorizada, assim o cliente consegue visualizar o quanto consumiu em cada dia.

“Como a leitura é feita a cada seis horas, o cliente pode identificar exatamente o dia do mês e o período do dia em que houve aumento no consumo. Assim fica mais fácil identificar que aparelhos ou hábitos foram responsáveis pelo excesso”, explicou o Diretor Institucional e Técnico do Interior da Amazonas Energia, Radyr Gomes.

Simulações

Quem não consegue identificar os “vilões” da conta de energia, pode utilizar o simulador de consumo no aplicativo. Neste campo, o usuário relaciona aos cômodos da casa: quarto, sala, cozinha, banheiro escritório lavanderia, garagem, área externa os respectivos aparelhos que estão instalados no ambiente e o tempo de uso. A cada adição de aparelho, o simulador vai mostrando o gasto em kWh e o quanto esta grandeza representa em reais.

“É comum a reclamação: passo o dia inteiro fora de casa e a conta está alta. O simulador mostra o gasto, por exemplo, de uma geladeira que passa o dia inteiro ligada, assim como daquele ferro utilizado alguns minutos para desamassar a roupa do trabalho e da escola. Vale ressaltar, que muitos aparelhos, mesmo desligados no controle, continuam consumindo energia porque estão ligados na tomada. Este é o caso das tvs e dos modem de internet. Com estas ferramentas, é possível enxergar que não é apenas a quantidade de tempo passada em casa que influencia na conta, mas sobretudo aquilo que ligamos quando estamos em casa”, reforçou Radyr.