Arábia Saudita não sabe onde está o corpo de Khashoggi, assegura ministro

Ministro saudita de Assuntos Exteriores, Adel Al Jubeir

As autoridades sauditas não sabem onde está o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, apesar de ter sob sua custódia a equipe que o assassinou, disse o ministro ministro de Estado para Assuntos Exteriores Adel Al Jubeir em uma entrevista transmitida neste domingo.

O jornalista crítico ao reino foi esquartejado após seu assassinato em 2 de outubro no consulado saudita em Istambul, mas seus restos mortais ainda não foram encontrados.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Família de Sala agradece apoio e afirma que irá iniciar luto

O ministro disse que o assassinato foi realizado por agentes sauditas “agindo fora do alcance de sua autoridade” e que 11 pessoas foram acusadas pelo crime.

Mas ao ser questionado sobre a localização do corpo do jornalista, Jubeir disse à CBS: “Nós não sabemos”.

Jubeir disse também que o procurador responsável pelo caso solicitou provas da Turquia, mas não recebeu resposta.

“Ainda estamos investigando”, ele respondeu quando perguntado por que nenhum dos detidos poderia dizer onde estava o corpo.

“Temos várias possibilidades e estamos perguntando o que fizeram com o corpo, e acredito que esta investigação está em andamento, então espero que acabemos conhecendo a verdade”, disse ele.

Jubeir foi entrevistado na sexta-feira, no mesmo dia em que o presidente Donald Trump ignorou o prazo dado pelo Congresso para relatar quem havia assassinado Khashoggi, colunista do Washington Post e crítico aberto do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman.

A CIA concluiu que a operação saudita foi provavelmente liderada pelo príncipe herdeiro, mas a Casa Branca não quis apontar seu aliado.

“O príncipe herdeiro, nós sabemos, não ordenou isso, não foi uma operação ordenada pelo governo”, disse Jubeir.