Associação de Hip Hop da Amazônia dá início às atividades em Manaus

Manaus – AM: A primeira entidade exclusiva da cultura hip hop em Manaus foi inaugurada. Na última terça-feira (20), a Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia (AIUHHAM) realizou a cerimônia de abertura no auditório do Impact Hub, no bairro Aleixo, Zona Sul. Obedecendo as medidas de proteção e higiene contra o novo coronavírus (Covid-19), os membros da AIUHHAM realizaram uma reunião e definiram as primeiras ações que serão feitas na capital amazonense.

No mês de abril, a associação produzirá atividades voltadas à fomentação artística e cultural. Com o objetivo de profissionalizar os novos artistas e atender não apenas ao público da cultura hip hop local, mas a população amazonense que aprecia o movimento artístico. A celebração contou com a presença de membros da entidade, convidados atuantes da cultura hip hop em Manaus, artistas e produtores culturais.

Inauguração da associação

Na reunião da última terça (20), o presidente da associação, o rapper Manoel Frank, apresentou a equipe e os objetivos da AIHHUAM. A artista amazonense e vice-presidente Mel Angeoles falou sobre as primeiras atividades da associação.

“Os nossos próximos passos são realmente em relação a captação de recursos, nós já começamos essa articulação de contatos com pessoas não só de Manaus, mas de vários cantos do Brasil. Então nós já temos alguns resultados positivos, nós estávamos esperando essa oficialização para abrir para o público”.

De acordo com o diretor artístico e cultural da AIHHUAM, Denis Soares, também conhecido na cena cultural como Denis LDO, a criação da entidade é uma vitória e um desejo antigo dos praticantes do segmento. “Os amigos da cultura hip hop já vem há muito tempo tentando fazer isso, se organizar e hoje estamos tendo essa oportunidade de oficializar, de trazer esse aparato não só para a cultura hip hop, mas para outras culturas que poderão se unir a nossa e somar”, afirmou Denis, que atua há mais de 20 anos na música e no graffiti no Amazonas.

Profissionalismo

Entre os objetivos da associação, a promoção da cultura local e a profissionalização dos artistas do hip hop são os principais. Nasce da necessidade de mostrar que no Estado há artistas profissionais do segmento artístico.

O integrante e historiador, Sidney Aguiar, destaca que a entidade tem papel fundamental para o desenvolvimento dos artistas locais. “Eu acho que a criação da associação é um sinal da profissionalização desses artistas. A criação demonstra a necessidade de juridicamente deixar claro que os integrantes da cultura hip hop também são profissionais”.

Participar

Caso queira conhecer, fazer parte ou apoiar a AIUHHAM é possível entrar em contato com os representantes por meio das redes sociais em @aihhuam ou através do e-mail: aihhuam@gmail.com