Além do triplo empate, capital amazonense vê novos nomes competitivos se apresentarem para a campanha
A primeira pesquisa Atlas/CNN em Manaus indica um empate triplo e um cenário que promete muitas mudanças quando a campanha de fato começar. A capital amazonense é uma das que mais testemunhou movimentos que podem mudar o tabuleiro da disputa entre as cidades de maior eleitorado do país nesta rodada de levantamentos.
Se, no ano passado, o prefeito David Almeida (Avante) aparecia à frente das pesquisas, hoje vê adversários numericamente à frente ou empatados dentro da margem de erro. Parte do desgaste vem não só de queixas sobre a administração, mas de suspeitas de envolvimento em irregularidades – o que o gestor nega.
O primeiro desafiante à reeleição de Almeida é um jovem deputado federal de 23 anos, Amom Mandel (Cidadania), que já havia sido a surpresa das eleições de dois anos atrás, ao ser o deputado federal pelo Amazonas mais votado em 2022. Para suprir a falta de tempo na campanha de TV, o ativista e então vereador só tinha tempo para dizer o slogan “Beba água”.
Outro desafiante também tem mandato na Câmara dos Deputados e conta com outro trunfo: o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve mais votos dos manauaras que Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado Capitão Alberto Neto consolidou seu nome como representante do PL, o que por si só já tem impulsionado pré-candidatos em diversas pesquisas, como explicou o CEO da Atlas, Andrei Roman, no CNN PrimeTime.
Mais dois nomes merecem destaque e ainda podem surpreender na corrida: o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União), campeão de votos na eleição para deputado estadual; e o ex-deputado federal e ex-vereador Marcelo Ramos, recém-filiado ao PT para representar Lula na capital amazonense.