‘Bolsonaro está sendo enganado’ e ‘Paulo Guedes é um imbecil’, dispara David Almeida

Manaus – AM: O prefeito de Manaus, David Almeida, atribuiu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a responsabilidade pelos decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro que afetam a Zona Franca de Manaus. Um dos decretos zerou a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para concentrados de refrigerantes. No outro, o presidente estabeleceu redução de 35% na alíquota do tributo para demais produtos, mas excluiu alguns poucos que são fabricados em Manaus.

“O pior ministro da Economia de todos os tempos chama-se Paulo Guedes. Abram os olhos. Abram os olhos. Abram os olhos”, repetiu o prefeito. “Nós temos a maior inflação de todos os tempos. Nós temos o pior índice de desemprego. O ovo é 50 centavos, o pão é 50 centavos, a conserva é 15 reais, a gasolina tá quase 8 reais, o gás tá mais de 110 reais, a energia tá cara. E aí sabe qual é o culpado para esse imbecil do Paulo Guedes? A Zona Franca, que significa menos de 0,9% do PIB brasileiro [Produto Interno Bruto]. Um imbecil desses, que nunca recebeu um voto, vem prejudicar o povo da minha cidade”, discursou David Almeida em solenidade com o governador Wilson Lima, na manhã desta segunda-feira (2), para acompanhar o início das obras de recapeamento asfáltico do programa “Asfalta Manaus”.

Sobre o presidente, o prefeito disse que Bolsonaro deve ser cobrado pelos eleitores do Amazonas. “A minha posição com relação ao Bolsonaro é essa. Eu votei nele, mas eu cobro ele. Ele tem que respeitar o povo que o elegeu. Essa é minha posição. Se eles quisessem mudar, já teriam mudado. O presidente Bolsonaro está sendo mal informado. O presidente Bolsonaro está sendo enganado”, disse.

“Aqui não tem nenhum leso. Eu não sou otário. Nem o povo do meu estado. O cara teve 67% dos votos aqui. A gente não tem que ficar aplaudindo ele acabar com nossos empregos. A gente tem que cobrá-lo. Já esgotou todo o diálogo”, afirmou David Almeida na presença do governador.

O diálogo para demover o presidente das decisões tributárias que afetam a ZFM é defendido por Wilson Lima. O governador afirmou que acredita na boa fé do presidente. Mesmo assim, apresentou ações no STF (Supremo Tribunal Federal) contra os decretos de Bolsonaro.

Segundo o prefeito, pessoas eleitas com o voto dos amazonenses precisam ser cobradas para proteger empregos e a economia do estado. “Tem gente que foi eleito com voto do amazonense e do manauara que não defendeu e não defende os empregos de vocês. Tem coragem de defender o povo do Sul e não defende o povo que o elegeu. E tem gente que é contra a Zona Franca e quer se eleger para acabar com a Zona Franca”, disse.

Em entrevista Jornal das Dez, da Globo News, em abril de 2019, o ministro disse que os benefícios concedidos às empesas da Zona Franca não poderiam atrapalhar o crescimento industrial dos demais estados brasileiros. “Quer dizer que o Brasil agora não pode ficar mais eficiente porque tem que manter os benefícios da Zona Franca? Eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem dessarrumado, porque senão não tem vantagens para Manaus?”, disse Paulo Guedes na época.