Brasil deve receber 4,2 milhões de turistas estrangeiros

Até o final deste ano, o Brasil deve contabilizar a entrada de 4,2 milhões de turistas estrangeiros no país, segundo a Empresa Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Essa é uma projeção animadora para o turismo nacional, um dos setores mais afetados durante os últimos dois anos, por conta da pandemia, segundo o empresário Orsine Junior.

“Estamos cheios de expectativas com essa retomada, uma vez que o turismo também movimenta a economia nacional e é responsável pelo emprego de mais de seis milhões de trabalhadores”, disse o executivo, ao afirmar que a procura pelo Brasil como destino turístico tem registrado crescimento desde o início do ano.

Orsine Junior destaca os dados do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal, que apontaram o crescimento da entrada de turistas internacionais nos quatro primeiros meses deste ano. De janeiro a abril deste ano, o país recebeu 962 mil estrangeiros com visto de turista, quantidade 60% superior ao registrado durante todo o acumulado de 2021 (596 mil visitantes de outros países).

“O turista é um agente transformador desde a hora que ele chega no destino escolhido por ele. Ele toma um cafezinho ou uma água, chama um motorista de aplicativo, vai para o hotel, faz passeios e compras, vai a restaurantes e, durante todo esse trajeto, gera empregos às pessoas e, por isso, estamos otimistas com essa retomada e a projeção de incremento”, concluiu o empresário.