Brasil é penúltimo em ranking de competitividade com 18 países, diz CNI

Estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) coloca o Brasil na penúltima posição em ranking internacional de competitividade em 2017. A lista inclui 18 países com economias consideradas semelhantes. A pesquisa foi divulgada nesta 5ª feira (15.fev). Eis a íntegra do relatório.

O Brasil está estacionado na penúltima posição desde 2012, quando o levantamento começou a ser feito pela CNI. O ranking é liderado pelo Canadá, seguido da Coreia do Sul e da Austrália. O país superou apenas a Argentina, ficando atrás de países como Peru e Colômbia.

A comparação entre os países leva em conta 9 fatores decisivos para a competitividade.

Entre os 9 quesitos, a melhor posição do Brasil é em Disponibilidade e custo de mão de obra (4º de 16). Em 3 fatores – Disponibilidade e custo de capital, Ambiente macroeconômico e Ambiente de negócios –, o país está na última posição.

Segundo a CNI, o Brasil corre o risco de ser superado pela Argentina e cair para o último lugar do ranking. O estudo mostra que, em 2017, a Argentina ultrapassou o Brasil nos fatores ambiente macroeconômico e ambiente de negócios. Em outros 3 fatores – disponibilidade e custo de capital, infraestrutura e logística e educação, a Argentina está na frente do Brasil.

“Taxa de inflação, dívida bruta e carga de juros elevadas e baixa taxa de investimento contribuem para a falta de competitividade do país”, diz o estudo.