Brasileiros vindos da China chegam a Goiás e iniciam quarentena

Poder 360

Os 2 aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) com o grupo de 34 repatriados da China pousaram na Base Aérea de Anápolis (Goiás) na manhã deste domingo (9.fev.2020), por volta das 6h.

As aeronaves vieram de Wuhan, epicentro da epidemia de coronavírus, que infectou 37.589 pessoas em todo o mundo e deixou ao menos 813 mortos.

Após desembarcar, tanto os resgatados quanto os tripulantes do voo ficarão em quarentena por 18 dias em 1 hotel na base militar de Anápolis. Todos eles passaram antes de chegar ao Brasil por uma triagem. Segundo o Ministério da Defesa, os 34 repatriados estão em bom estado de saúde, sem sintomas de contaminação pelo coronavírus.

O trajeto para Anápolis durou 37 horas. Os aviões saíram de Wuhan na noite de 6ª feira. Foram feitas 4 escalas depois disso: em Urumqi (China), em Varsóvia (Polônia), em Las Palmas (Espanha) e em Fortaleza.

Às 23h40 de sábado os aviões trazendo os repatriados entraram no espaço aéreo brasileiro. Um áudio do presidente Jair Bolsonaro foi transmitido nas aeronaves informando que o grupo estava chegando ao Brasil.

“Ninguém ficou para trás. Somos um só povo, uma só raça, somos irmãos. As nossas Forças Armadas, os Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, a Câmara e o Senado, bem como a Anvisa trabalharam incessantemente para que essa missão fosse coroada de sucesso.”

“No estado de Goiás, terão também todo o apoio do nosso governador Ronaldo Caiado e do hospitaleiro povo do Centro-Oeste. Sejam bem-vindos. Daremos a todos o melhor de nós. É muito bom tê-los de volta”, disse o presidente

Inicialmente, o governo brasileiro não tinha a intenção de repatriar os brasileiros e seu familiares da China. A decisão foi feita após 1 grupo fazer 1 vídeo onde citavam preocupação com a situação em Wuhan e pediam apoio para retorno.

Médico afere temperatura de brasileiro a bordo de avião da FAB antes de retorno ao BrasilReprodução/FAB – 7.fev.2020 (via Fotos Públicas)

Os repatriados vão dormir em quartos preparados no Hotel de Trânsito dos Oficiais. As instalações foram adaptadas para recebe-los. São 38 suítes equipadas com TV, internet, frigobar, telefone e ar-condicionado.

No período da quarentena, os repatriados não poderão receber visitas de parentes e amigos pessoalmente, mas poderão fazer ligações de telefone e videoconferência.