Câmara homenageia Érico Desterro com Medalha de Ouro Cidade de Manaus

Em solenidade presidida pelo vereador Wilker Barreto (PHS), presidente do Poder Legislativo Municipal, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou, nesta quinta-feira (24), o conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Érico Xavier Desterro e Silva, com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.

A homenagem, de autoria do vereador Gilmar Nascimento (PSD), foi aprovada por todos os vereadores da 17ª Legislatura da CMM e contou com a participação de autoridades locais, servidores do TCE, amigos e familiares. Entre as autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Pascarelli, o vereador Dallas Filho (MDB), que representou o Governo do Estado, a procuradora de Justiça e ouvidora geral em exercício, Suzete Maria dos Santos, o presidente em exercício do TCE, Júlio Cabral, o defensor público geral, Rafael Vinheiro Monteiro, o conselheiro do TCE, Josué Claudio de Souza Filho, o diretor da faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carlos Alberto Moraes Ramos Filho e o comandante do 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Nilo Sérgio Machado de Azevedo, além do vereador Chico Preto (PMN).

Como disse o presidente Wilker Barreto, a Câmara teve a sensibilidade de aprovar sua maior honraria a um servidor público que dedicou toda a sua vida, mais de 30 anos, ao serviço público. “Das fileiras iniciais do TCE até o mais alto posto, que é ser conselheiro da Corte de Contas, que já foi presidente do Tribunal e pelo professor Erico, pela história que tem sua família no Amazonas e em Manaus, a Câmara cumpre uma etapa importante de deixar registrado nos anais de sua história a homenagem, ainda em vida, a recebeu, por todo serviço já prestados a nossa querida cidade e ao Estado do Amazonas”, ressaltou.

A vida do homenageado, dedicada ao Tribunal de Contas e ao magistério, como professor de Direito Administrativo no Ciesa, Ufam e Escola da Magistratura, também foi registrada pelo autor da homenagem em seu discurso de saudação. “Homenagear Érico Desterro é prestar uma homenagem a esse órgão importante que trabalha com o controle externo, orientando, fazendo com que os princípios da administração pública sejam concretizados e que o Amazonas cresça”, disse Gilmar Nascimento.

“Desterro tem uma história reconhecida, não só no Tribunal de Contas, mas como professor do Ciesa, da Ufam e na Escola Superior da Magistratura. Então, ele preenche todos os requesitos para receber a homenagem. Hoje é um dia de colheita para ele. É importante para a Câmara fazer a entrega da Medalha de Ouro para uma pessoa que passa a fazer parte da história da Câmara, da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas. Sinto-me feliz em homenageá-lo ao mesmo tempo em que essa homenagem lastreia por todo o TCE”, destacou o vereador.

Gilmar Nascimento ressaltou, ainda, o fato de a Câmara homenagear uma pessoa que tem zelo pelo seu trabalho, que é exemplo de servidor público e, dentro de sua responsabilidade social, contribuir com outras áreas, como professor do magistério.

Na ocasião, também, Wilker Barreto fez questão de ler uma mensagem encaminhada pela vereadora Professora Therezinha Ruiz (PSDB) para o homenageado. Nela, a vereadora destaca a importância de Desterro, “um dos mais exemplares juristas, que ao longo da sua carreira pública desempenhou funções que vão de procurador do município, presidente do Tribunal e professor de Direito, incentivando e dividindo conhecimentos”.

Prefeito de Novo Aripuanã Jocione Souza faz balanço positivo aos 90 dias de nova Gestão Municipal

O vereador Dallas Filho ressaltou que o conselheiro deixou sua marca profissional de forma humilde e sábia por onde passou. “Sua administração, frente ao TCE, foi muito respeitada e elogiada. E hoje é vice-presidente do Instituto Rui Barbosa, órgão de inteligência dos Tribunais de Contas de todo o Brasil”, lembrou.

O conselheiro do TCE, Josué Filho afirmou que a homenagem tinha muito significado para o Tribunal e que disse que se sentia compartilhado. “Essa iniciativa de Gilmar Nascimento renasce em nossos corações”, afirmou.

O homenageado

Em sua fala, o homenageado disse que tinha se proposto não falar muito para não abusar da paciência dos presentes, mas ao ver os amigos e familiares, sabia que se estenderia mais do que o planejado, pois tinha muitas palavras de agradecimento.

Érico Desterro se emocionou também ao lembrar-se da família que suscitam lembranças importantes, como seus pais Yomar Desterro e Silva e Maria Isabel Desterro, todos de Manaus. “Agradeço muito a homenagem. Dos meus 54 anos, mais de 50 anos passei em Manaus. Aqui tenho representadas todas as etapas de minha vida”, disse ele, destacando sua história no magistério. “Gosto muito do magistério e vejo meus alunos, meus ex-alunos. Uma coisa que me encanta é ver que um ex-aluno me superou em vários aspectos, de ser um vitorioso em sua vida”, disse.

O homenageado também cumprimentou os servidores do TCE, onde está há 33 anos. “Essas pessoas me emocionam verdadeiramente. Essa medalha, outorgada, é por conta das atividades que exerci. E isso não seria possível se eu não tivesse colaboração de inúmeras pessoas, amigos do Tribunal de Contas”, assegurou.

Quando destacou a importância de sua família, falou da ligação dela com Manaus, por 167 anos. “A minha família agradeço tudo o que sou. Tudo a agradecer o que temos, deve-se à família”, afirmou olhando para sua mulher filha presentes no plenário, a quem dedicou os versos da música cantada por Ivete Sangalo, “se eu não te amasse tanto assim”.

Érico Desterro também demonstrou sua gratidão à Câmara pela homenagem. “Estou muito feliz, apesar da emoção, pela Câmara me proporcionar a viver com essa medalha. Citarei com orgulho que tenho essa homenagem da Câmara Municipal de Manaus”, garantiu.