‘Caso Flávio’: Sobrevivente e seis testemunhas de acusação são ouvidos pela Justiça

Paola Valeiko Molina, faxineira da cena criminosa
Audiência de instrução sobre assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos começou nesta terça-feira (27). Ele foi morto em 2019, durante festa em condomínio de luxo de Manaus.

O primeiro dia de audiência de instrução sobre o assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos contou com depoimentos de um sobrevivente e seis testemunhas de acusação. A sessão foi realizada nesta terça-feira (27), no Fórum Henoch Reis, e deve seguir até quinta-feira (29).

O crime ocorreu em setembro de 2019 e têm como réus José Edvandro Martins de Souza Júnior, Mayc Vinícius Teixeira Parede, Alejandro Molina Valeiko, Paola Molina Valeiko e Elizeu da Paz de Souza. A audiência ocorre presencialmente.

A primeira oitiva foi com a testemunha sobrevivente Elielton Magno de Menezes, por meio de videochamada. Depois, seis testemunhas de convocadas pelo Ministério Público do Amazonas (Acusação) prestaram depoimentos.

De acordo com o juiz que está a frente da audiência, Celso Souza de Paula, o MP-AM listou oito testemunhas para serem ouvidas nesta terça, mas duas delas não compareceram.

“Hoje nós ouvimos a vítima sobrevivente e seis testemunhas arroladas pelo MP. Ocorreu tudo dentro do esperado. Várias informações foram trazidas para o processo e amanhã vamos continuar com as testemunhas chamadas pela defesa”, informou o delegado.

Para o segundo dia de audiência, nesta quarta-feira (28), as oitivas devem iniciar às 9h. Segundo o magistrado, cerca de 25 testemunhas de defesa devem ser ouvidas, além de peritos que atuaram no caso.

Audiência deveria ter acontecido em novembro de 2020

 

A audiência de instrução estava marcada para os dias 25 e 26 de novembro de 2020, mas foi necessário alterar as datas para que a defesa tivesse acesso às mídias que se encontravam em poder do Ministério Público Estadual.

A data escolhida foi 15 de dezembro de 2020, mas também sofreu alteração. No início de junho, o juiz George Hamilton Lins Barroso se julgou suspeito para atuar no processo e caso foi distribuído ao juiz Mateus Guedes Rios, que também alegou suspeição.

Quem são os réus

 

  1. Alejandro Valeiko; que vai responder por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, omissão penalmente relevante e ocultação de cadáver;
  2. Elizeu da Paz de Souza, policial militar que estava lotado na Casa Militar da Prefeitura de Manaus e, conforme investigações, seria segurança de Alejandro; responde por homicídio triplamente qualificado, fraude processual, tentativa de homicídio e ocultação de cadáver;
  3. Mayc Vinicius Teixeira Parede – que confessou o crime e responde por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e ocultação de cadáver;
  4. Paola Valeiko Molina deve responder por fraude processual.
  5. José Edvandro Martins de Souza Junior; que responde por denúncia caluniosa;

Crime aconteceu durante festa em condomínio de luxo

O homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos ocorreu no dia 29 de setembro de 2019, após uma festa na casa de Alejandro Molina Valeiko, filho da ex- primeira dama, Elizabeth Valeiko. Segundo a polícia, os amigos estavam na casa de Alejandro Valeiko bebendo e usando drogas.

De repente, começou uma discussão, seguida de agressões com facas. O engenheiro Flávio dos Santos foi esfaqueado e morreu.

Ainda de acordo com a polícia, Santos foi encontrado morto no bairro Tarumã, no dia seguinte. O local onde estava o corpo fica próximo à casa de Alejandro.

De acordo com as investigações, o policial militar Elizeu da Paz de Souza, que estava lotado na Casa Militar da Prefeitura de Manaus e seria segurança de Alejandro, estava dirigindo um carro alugado da Prefeitura. A polícia diz que o PM Elizeu de Souza foi até o condomínio, colocou o corpo no carro da Prefeitura de Manaus e saiu do local da festa.

Lutador de MMA, Mayc Parede confessou sua participação no crime ao ser preso em 2019, alegando ser o culpado pelas facadas desferidas na vítima. Ele aparece em vídeos de segurança dando entrada no condomínio onde ocorreu o crime.