COI descarta cancelamento e decidirá sobre adiar Jogos Olímpicos de Tóquio em quatro semanas

Em reunião extraordinária do órgão executivo da entidade, também foi definido que o cancelamento dos Jogos não é uma possibilidade

EFE

O Comitê Olímpico Internacional (COI) estabeleceu um prazo de quatro semanas para decidir se vai ou não adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 devido à crise mundial de saúde desencadeada pela pandemia do coronavírus transmissor da Covid-19.

Em reunião extraordinária do órgão executivo da entidade, encabeçada pelo presidente Thomas Bach, também foi definido que o cancelamento dos Jogos não é uma possibilidade.

“Diante do agravamento da situação mundial, o órgão executivo deu hoje o primeiro passo no planejamento de cenários possíveis. O COI, em cooperação com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, as autoridades japonesas e o governo metropolitano de Tóquio, iniciará discussões detalhadas para completar a avaliação da situação de saúde global, em rápida mudança, e o impacto sobre os Jogos Olímpicos, incluindo o cenário de adiamento”, afirmou o comitê olímpico em comunicado.

As datas previamente definidas são 24 de julho a 9 de agosto para os Jogos Olímpicos e 25 de agosto a 9 de setembro para os Jogos Paralímpicos.

“O COI está confiante de que terá concluído essas discussões dentro das próximas quatro semanas e aprecia muito a solidariedade e colaboração dos Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais no apoio aos atletas e na adaptação do planejamento dos Jogos”, acrescenta a nota.

Crédito Foto: Alexandre Vidal/Flamengo