Com força-tarefa, Sejusc emite 400 documentos básicos para a população em três dias

Serviço foi destinado às pessoas que necessitam receber o Auxílio Emergencial, do Governo Federal, o Seguro Desemprego e sacar o FGTS

A força-tarefa realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) emitiu, em três dias, 400 documentos básicos, sendo 14 da 1ª via da Carteira de Identidade (RG) e 287 da 2ª via, além de 99 da 2ª via da Certidão de Nascimento. A ação foi feita nos dias 16, 22 e 23 de maio, no Núcleo da Pessoa com Deficiência da Sejusc (rua Salvador, 456, Adrianópolis), zona centro-sul de Manaus.

Os atendimentos foram destinados às pessoas que necessitam da documentação básica para conseguir receber o Auxílio Emergencial do Governo Federal, sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e  obter o Seguro Desemprego.

De acordo com a secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, o Governo do Estado cumpre o seu papel de facilitar o acesso da população aos benefícios, conforme acordo de cooperação assinado com a Caixa Econômica Federal.

“É uma ação de extrema importância nesse momento que estamos vivendo. Muitas famílias têm nos procurado para conseguir um documento que dá acesso aos benefícios e ter um valor que garanta as necessidades básicas. Com isso, nós vamos possibilitar um pouco mais de dignidade para várias famílias”, disse a secretária.

Para o autônomo Adriano Carlos, 34, a ação da Sejusc foi importante porque faltava apenas a Carteira de Identidade para ele conseguir dar entrada no Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600, do Governo Federal. “Já está resolvido o meu problema, graças a Deus. Estou muito satisfeito. O Auxílio [Emergencial] me ajudará bastante. Está complicada essa época porque sou autônomo, mas com isso irá melhorar”, disse.

Procedimento – O agendamento para emissão dos documentos em caráter emergencial pode ser feito nas tendas instaladas em frente de sete unidades da Caixa Econômica, em Manaus, ou pelos telefones (92) 98484-2147, 99377-2327 e 99263-9786, com mensagens pelo WhatsApp e ligações diretas.

As tendas da Sejusc estão instaladas nas seguintes agências: Leste Manauara (avenida Autaz Mirim, 9.118, bairro Jorge Teixeira, zona leste); Compensa (avenida Brasil, 2.668, bairro Compensa, zona oeste); Manoa (avenida Francisco Queiroz, 1.025, conjunto Manoa, bairro Cidade Nova, zona norte); Shopping Grande Circular (avenida Autaz Mirim, 6.100, 3º andar do centro comercial, bairro São José Operário, zona leste); Cidade Nova (rua Flórida, 194, bairro Cidade Nova I, zona norte); Franceses (avenida Desembargador João Machado, 15, quadra 7, Alvorada, zona centro-oeste); e Norte Manauara (avenida Margarita, s/nº, Nova Cidade, zona norte).

Para emissão dos documentos

Para a 1ª via do RG é preciso a Certidão de Nascimento ou de Casamento, comprovante de residência e três fotos 3 x 4. No caso da 2ª, a única diferença em relação a 1ª via, é que são necessárias somente duas fotos 3 x 4. Para a 2ª via da Certidão de Nascimento deve-se apresentar uma cópia do documento ou da Carteira de Identidade (original). O prazo de entrega dos documentos é de até 20 dias, na própria sede do Núcleo PcD, da Sejusc.

Os documentos estão sendo retirados somente para os casos considerados emergenciais, em especial aos referentes aos saques do Auxílio Emergencial, do FGTS e do Seguro Desemprego.