Laranjeiras News
Após a divulgação das vendas, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) pediram às associações folclóricas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido para que suspendam o anúncio da realização do Festival Folclórico de Parintins.
Manaus – Am: Enquanto o mundo todo volta a atenção para o controle e combate ao novo coronavírus, aqui no Amazonas, na cidade de Parintins, o empresário Valdo Garcia, irmão do prefeito de Parintins, Bi Garcia e ex-cunhado do prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), busca lucrar com a possível realização do ‘Festival de Parintins’. O festival foi previsto para acontecer ainda este ano, em novembro.
Ganancioso e preocupado apenas com o seu negócio, Valdo já havia iniciado a venda dos ingressos para o festival. Após a divulgação das vendas, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) pediram às associações folclóricas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido para que suspendam o anúncio da realização do Festival Folclórico de Parintins. Os órgãos alegam que é possível uma nova onda de contaminação causada pela covid-19. “Haveria um alto risco de se iniciar uma nova onda de contaminação, afetando não apenas a população residente”, diz trecho da nota técnica que sustentaram o pedido do MPAM e da DPE.
Em recente decisão, o Tribunal de Conta do Estado do Amazonas (TCE-AM), acolheu uma representação do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), contra Bi Garcia, solicitando a suspensão de qualquer ato da prefeitura enquanto a realização do Festival. Em outra parte do documento, procuradora Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça ironiza o fato da empresa de eventos ser do irmão de Bi e ele ter a exclusividade em vender os ingressos. “Assim, fica muito fácil ser um empresário do turismo em Parintins: basta ser parente do Prefeito para obter a exclusividade de administrar o bumbódromo. Aliás, onde está o ato de concessão para explorar o patrimônio público? Qual o documento celebrado com a Prefeitura que possibilita a Amazon Best vender os ingressos para o festival?”, diz no documento.