Congresso brasileiro é um dos mais caros do mundo. Veja os benefícios pagos a um parlamentar

29 08 2017 Brasilia DF Brasil-Congresso tem bate-boca e confusão entre base e oposição Presidente do Senado, Eunício Oliveira, que comanda a sessão, baixou o nível e pediu aos senadores que protestavam para que baixassem o dedo porque não era “nega” deles. Houve bate-boca generalizado e sessão chegou a ficar suspensa. Aliados de Temer tentam limpar a pauta para votar mudança da meta de déficit fiscal até quinta-feira, dia 31, para evitar crime de responsabilidade fiscal.foto ANA LUIZA SOUSA

Salários, verbas extras para moradia, funcionários, aluguel de escritório, telefone, veículos, combustível, divulgação do mandato, passagens aéreas, entre outras coisas. Plano de saúde em condições vantajosas e até vitalício. Ajuda de custo equivalente a dois salários adicionais no início e no fim do mandato. Esses são alguns dos benefícios (veja a lista abaixo) que fazem do Congresso Nacional um dos parlamentos mais caros do planeta.

O Brasil ocupa a sexta colocação em salário de deputados em razão do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. À frente, gastam mais com seus representantes algumas das nações mais pobres do planeta, como Nigéria, Gana e Quênia, que lideram o ranking da disparidade entre as despesas com parlamentares e a média da riqueza de sua população.

blogdopavulo@gmail.com

#BlogdoPavulo

@blogdopavulo

Congresso em Foco