David vai cobrar soluções para o abandono da saúde de Tonantins

Ele garantiu que vai cobrar dos responsáveis, soluções para os problemas enfrentados pelo município no segmento.
A saúde no município de Tonantins (a 849 quilômetros de Manaus) está em estado de calamidade.

Foi o que constatou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida, durante visita ao município na semana passada.

Soluções para os problemas

Ele garantiu que vai cobrar dos responsáveis, soluções para os problemas enfrentados pelo município no segmento.
A situação no Hospital Estadual Frei Francisco é crítica. Faltam itens básicos para atendimento de pacientes, como dipirona e álcool a 70{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c}, equipamentos como máquina de Raio-X e profissionais especializados.
Acompanhado dos deputados estaduais Abdala Fraxe e Francisco Souza,  David lamentou o abandono do Estado com a rede de saúde pública de Tonantins, município do Alto Solimões.
Atualmente, a unidade funciona com apenas três enfermeiros. Não há médico fixo. “Nós estamos em uma situação muito difícil, sem médicos, sem medicamentos e sem estrutura. Estamos perdendo vidas por falta de estrutura. O Estado”, disse um cidadão que pediu para não ter o nome revelado.
Após visitar as dependências do hospital e ouvir a população, David adiantou que vai encaminhar à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), solicitação para que as demandas sejam atendidas com urgência. “A saúde de Tonantins pede socorro. As famílias não podem ficar sem atendimento digno de saúde. Eu vou buscar junto às secretarias responsáveis para que esses problemas sejam solucionados com maior brevidade possível”, afirmou.
O presidente aproveitou a passagem pelo município para checar a estrada do São Francisco e as ruas do bairro.
Os locais receberam asfalto durante o período em que David foi governador interino do Amazonas, de maio a outubro de 2017.
FOTOS: JOEL ARTHUS