De cúmplices a inimigos: Omar e Arthur se insultam durante debate

Apesar de terem tido uma amizade em 2018, os candidatos ao Senado pelo Amazonas, Arthur Neto (PSDB) e Omar Aziz (PSD) acabaram se insultando durante o debate que aconteceu na Band News Difusora na manhã desta segunda-feira (29).

Durante o debate, Omar perguntou a Neto qual indústria ele trouxe para o estado, Arthur respondeu dizendo que teve muitos votos de apoio a Zona Franca e acabou chamando Aziz “provinciano” e criticou a forma que Omar conduziu a CPI da Pandemia.

“Inclusive a Corte Internacional da Haia recusou o documento que vocês produziram lá. Não houve nada, não aconteceu nada, ninguém foi punido. Então, eu considero que o senhor tenha sido talvez o mais medíocre senador que já se mandou para lá [Senado], o mais despreparado, mais desinteressado, o menos capaz”, criticou.

Em resposta, Aziz falou da carreira de Arthur no ramo político: “O senhor foi três vezes deputado federal, ministro do Fernando Henrique Cardoso e oito anos senador da República, de mandato, 20 anos, e o senhor diz que eu que fui medíocre?”.

Como Neto citou a pandemia, Omar decidiu criticar a atuação de Arthur durante esse período tão difícil para o mundo, nessa época, Arthur era prefeito de Manaus.

“Eu ajudei a salvar vidas, eu lutei pela vacina no braço, tive coragem de enfrentar o homem mais poderoso desse país para vacinar e salvar pessoas. Diferente de vossa excelência, que na época da pandemia não teve a dignidade de enterrar os nossos mortos, você fez valas. Se tem alguém medíocre aqui foi vossa excelência, como tratou os mortos no Amazonas”, afirmou o Omar.

Arthur retrucou lembrando que Omar não chegou nem a apresentar a carteira de vacina da Covid-19.

“Além de medíocre e rancoroso, o senhor, na verdade, mente. Porque eu tive que trabalhar emergências e trabalhei e por isso contraí a Covid. O senhor não mostrou nem a sua carteira de vacinação, eu não sei nem se o senhor é vacinado”, disse Arthur.

Para alfinetar, Arthur ainda citou a apreensão dos passaportes de Omar pela Polícia Federal na Operação Vertex, em 2019.

“Se tivesse que haver uma missão internacional e se o senhor fosse convidado não poderia participar dela, porque o senhor é simplesmente um cidadão pela metade”, alfinetou.

Omar respondeu chamando Arthur de mentiroso e ainda ressaltou que renúncia sua candidatura caso tenha tido seus passaportes apreendidos.

“Eu renuncio a minha candidatura se eu tive meus passaportes apreendidos. Caso contrário, vossa excelência renuncia à sua candidatura. Aí a gente vai mostrar como o tucunaré morre pela boca. Eu não tenho nenhum passaporte apreendido. Então, eu faço esse desafio. Topa ou não topa?”, desafiou.

Além deles, Coronel Menezes (PL), Luiz Castro (PDT), Elissandro Bessa (Solidariedade), Marília Freire (PSOL) e Chico Preto (Avante), participaram do debate.