Desdobramento da Operação sangria visitou escritórios onde vice governador fazia reuniões

Julio Cezar Furtado de Queiroz é muito conhecido conhecido no meio político como grande lobista

Manaus – AM: Na manhã desta quinta-feira (8), a Polícia Federal (PF) visitou o escritório de advocacia Cruz, Queiroz, Bernardino & Azevedo Advogados, que tem entre seus sócios Rafael Furtado de Queiroz, sócio de Julio Cezar Furtado de Queiroz, dono de empresas com contratos com a Secretaria de Saúde antiga Susam.

Julio Cezar foi uma das quatro testemunhas de defesa de envolvidos no processo da Operação Maus Caminhos, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em setembro de 2016, que apurou o desvio de mais de R$ 100 milhões da saúde do Amazonas e levou à cassação do governador José Melo.

Rafael Furtado de Queiroz é sócio com capital do escritório de advocacia, cujo endereço é o número 97, sala 1501, do Condomínio Forum Bus Center, na Avenida Andre Araújo, bairro Adrianópolis, em Manaus. E sócio de Julio em várias empresas, segundo o site Consultasócio.com.

De acordo com informações, há relato de que Carlos Almeida usava salas de um edifício comercial em Manaus para a realização de encontros e reuniões com “diversos servidores públicos, incluindo a deputada Alessandra Campelo”. As salas, informadas pelo site, são do escritório de advocacia Cruz, Queiroz, Bernardino & Azevedo Advogados, que tem entre seus sócios Julio Cezar, dono de empresas com contratos com a Secretaria de Saúde.

Na decisão que determinou as buscas contra o vice-governador Carlos Almeida (PRTB), na manhã desta quinta-feira, em Manaus, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão ressalta que ele mantinha influência na Secretaria de Saúde segundo site local – 8 de outubro de 2020.

O Vice Governador do Estado, comandou a pasta e indicou seu sucessor, Rodrigo Tobias, e o número dois João Paulo Marques dos Santos, ambos presos hoje pela Polícia Federal, na segunda fase da Operação Sangria.

Foram identificadas mensagens que indicam a participação direta do vice-governador no processo de aquisição dos ventiladores pulmonares, inclusive no tocante à possibilidade de realização de pagamento de forma antecipada”, diz a investigação.

Em sua decisão, Falcão cita um vídeo que circulou na internet com o vice-governador deixando o prédio com uma bolsa térmica, que depois ele disse ser para o transporte de crepioca e whey protein. Para os investigadores, o conteúdo era propina.

Relevante destacar as circunstâncias peculiares dos encontros registrados pelas câmeras do circuito interno do edifício, que mostram os participantes portando bolsas, maletas, mochilas, e até mesmo lancheiras ou vasilhames. Essa questão foi objeto de divulgação, em rede social, de informação no sentido de que o vice-governador estaria utilizando uma bolsa para transportar dinheiro em espécie”, diz a investigação.

Julio Cezar Furtado de Queiroz é muito conhecido conhecido no meio político como grande lobista, segundo  informação dos bastidores da política.