Despreparada – inexperiente vereadora Joana D’arc sobe nas tamancas em show solo na CMM

MANAUS, 07/02/17 VEREADORA JOANA D'ARC (PR) DURANTE SESSAO PLENARIA NA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: TIAGO CORREA / CMM

A vereadora Joana D’arc (PR) deu amostras, na manhã de hoje, 30, de total descontrole durantes sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A parlamentar subiu na tribuna e ofendeu seus colegas de Casa chamando-os de covardes.

Além de desrespeitar os colegas de parlamentos, Joana mostrou total desconhecimento ao regimento interno da Casa, subindo várias vezes à tribuna e à mesa diretora para forçar a palavra. A vereadora mostrou descontrole em todo momento e mesmo recebendo permissão para falar da tribuna a questão de ordem, ainda se alterou, questionou prazos e acusou a Casa de parcial por não agir de acordo com sua vontade.

Joana D’arc mostrou, ainda, total quebra de decoro ao perder total respeito pelo parlamento municipal, utilizando frases que ofenderam a Casa e, ainda, gerando bate boca no recinto. Ao ser eleita e tomar posse, Joana jurou adotar conduta adequada na Casa. Ao ofender colegas de parlamento e ferir de diversas maneiras o código, ficou sujeita a crime contra a instituição que jurou.

Nota de esclarecimento

Sobre o episódio ocorrido na manhã desta terça-feira (30), na CMM envolvendo a vereadora Joana e o presidente Wilker Barreto, a Diretoria de Comunicação da CMM informa que quando a sessão já se encaminhava para o encerramento, a vereadora solicitou uma questão de ordem em que a mesa diretora considerou como improcedente porque a mesma não havia sido citada por outro parlamentar, durante a discussão e o presidente considerou encerrar a sessão.

A vereadora já havia utilizado os quatro minutos previstos no grande expediente dentro do bloco partidário do qual faz parte o PR. Joana chegou a solicitar comunicado parlamentar, no entanto, o referido tempo já havia sido utilizado pelo líder do PR, vereador Cláudio Proença.

Conforme o Regimento Interno, apenas três vereadores podem utilizar o tempo de comunicado parlamentar, desde que também estejam inscritos. O que não foi feito pela vereadora. Somente estavam inscritos os vereadores Plínio Valério (PSDB), Cláudio Proença (PR) e Raulzinho (DEM).  

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

Celso Augusto