Detran-AM repassa quase R$ 200 mil para o Fundo Estadual de Segurança Pública

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) repassou R$ 193.160,01 para o Fundo Estadual de Segurança Pública.

O valor, transferido no mês de julho, é referente a 10{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} dos recursos arrecadados com multas no primeiro trimestre de 2019.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Presidente da CMM acompanha entrega de novas ambulâncias ao Samu

Esposa do senador Omar Aziz, Nejmi é presa novamente pela PF em Manaus

Gustavo Bento é preso em “Operação Eminência Parda” da PF, delação premiada ou cana dura?

“Eminência Parda”: PF implode o maior esquema de corrupção do norte do país, Zé Lopes mega corruptor tem muito a falar

Maus Caminhos: Desvio milionário em contrato de alimentação para unidades de saúde no AM é objeto de nova ação do MPF

Mais de 2 ano de Impunidade: PF investiga empresa da ex-presidiária Nejmi Aziz

Quadrilha do Kibe: PF prende Nejmi, Murad, Amim e Mansour Aziz, ladrões do erário público do Amazonas, segundo a PF

Arthur Neto – fim de carreira melancólica: de valentão a dominado por duas senhoras, segredos ?

O repasse é estabelecido pela Lei Estadual 4.278/2016, que determina a aplicação dessa porcentagem em custeio e investimentos do Fundo. Essa é a primeira vez que o Detran-AM repassa o recurso desde que a lei foi aprovada, em 2016.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que esse repasse será de suma importância para contribuir com o investimento nas forças policiais. O titular da pasta assinala a satisfação do Detran-AM em cumprir o seu papel institucional de contribuir com a cidadania, forças de segurança e de prover esse investimento que será bem-vindo às forças policiais.

“É uma medida nova, o cumprimento de uma lei que estava vigente, mas que não estava sendo cumprida. E, em uma análise estratégica do sistema de Segurança Pública, a partir da provocação do nosso secretário de Segurança, Louismar Bonates, o governador Wilson Lima determinou que fosse cumprida a legislação. Assim, temos mais um recurso para investir nas forças de segurança, que tanto precisam de modernidade e de equipamentos para salvaguardar a vida da população amazonense”, disse Sá.

Ao assumir em janeiro de 2019, a nova gestão da instituição, por meio da Diretoria Administrativa e Financeira, identificou a Lei que determinava o repasse e deu início aos procedimentos administrativos para efetuar a transferência do recurso.

“Nós iniciamos tratativas junto ao fundo para fazer inscrição no sistema financeiro e abertura de conta específica. Esse processo demorou durante os primeiros seis meses. Agora, nós conseguimos fazer o repasse do primeiro trimestre. É o primeiro repasse, e nós estamos fazendo o levantamento do segundo trimestre pra poder fazer a transferência”, afirmou a diretora administrativa e financeira do Detran-AM, Edslângela Rodrigues.

Prestação de contas – Ao final do exercício financeiro, o Fundo Estadual prestará contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), como também ao Detran-AM que, posteriormente, também prestará contas com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao Conselho Nacional de Trânsito (Conselho).

A expectativa da Diretoria Administrativa Financeira do Detran-AM é de que o repasse do recurso se torne uma rotina.

“Por enquanto, nós não conseguimos fazer o repasse mensal porque é o período de apuração. Como é uma coisa nova, nós conseguimos fazer do trimestre, e já estamos trabalhando no segundo trimestre. Para 2020, a nossa expectativa é fazer o repasse mensalmente”, completou Edslângela.

FOTOS: Arquivo/SSP-AM