Direito de resposta ao reitor da UEA Cleinado Costa

Diante da publicação da matéria pelo Blog do Pávulo, “Reitor da UEA enterra sindicância para evitar escândalo em eleição!”, nesta sexta-feira (13), a Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) manifesta-se, neste momento, ressaltando que não foi consultada em nenhum momento durante a produção deste texto. #Blogdopavulo
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Diante da publicação da matéria pelo Blog do Pávulo, “Reitor da UEA enterra sindicância para evitar escândalo em eleição!”, nesta sexta-feira (13), a Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) manifesta-se, neste momento, ressaltando que não foi consultada em nenhum momento durante a produção deste texto.

Leia Mais:

Reitor da UEA enterra sindicância para evitar escândalo em eleição!

Importante destacar que consideramos gravíssimo o fato de que há sérias acusações feitas à gestão superior da universidade e à pessoa do reitor da instituição e, portanto, precisamos esclarecer sobre as questões apresentadas, sobretudo em virtude do respeito permanente que temos aos veículos de comunicação que trabalham em busca da verdade, da imparcialidade e das informações corretas e, também à sociedade em geral que tem na UEA um exemplo positivo e em favor da promoção e da formação qualificada de profissionais de nível superior no Amazonas.
Os fatos são que, sobre a denúncia formulada por servidor referente ao processo administrativo 2017/00015950, o reitor cumpriu sua função de gestor quando abriu sindicância e, posteriormente, instaurou processo administrativo disciplinar (PAD).
Essa informação não foi corretamente apresentada na matéria, quando se afirma que duas comissões foram instaladas para apurar os elementos objeto da denúncia no processo citado.

Cumpre esclarecer que não foram duas comissões e sim uma apenas.

O trabalho feito após a conclusão da comissão de sindicância, foi a instalação de um PAD, conforme determina a legislação.
É muito importante destacar que as informações pertinentes a qualquer sindicância correm administrativamente em sigilo. Por parte da gestão superior , há todo empenho no sentido de que  os fatos sejam esclarecidos e que a universidade siga seu curso, sempre primando pelo crescimento e seu desenvolvimento, levando em consideração seus alunos, professores e servidores técnicos-administrativos.
Sobre à fala do reitor Cleinaldo de Almeida Costa, durante a abertura da audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), para tratar da base nacional comum curricular, dia 7 de julho de 2017, em Manaus:
1.1   Em nenhum momento, o reitor afirmou que a UEA fecha suas portas até o final do ano de 2017.
1.2    Ele destacou que o momento em questão era de crise e difícil, mas que a responsabilidade de repensar o país está com os educadores e com os que fazem política pública de educação. Para o reitor, a educação deve ser a primeira prioridade deste país.
1.3   Na ocasião reitor disse que a UEA, à semelhança de outras instituições de ensino superior no país, teve seu orçamento ‘solapado’ por  dois anos e, em 2017, teve uma retração orçamentária de um terço de tudo que deveria ter recebido.
1.4   Conforme o reitor, o risco da UEA não chegar ao final do ano de 2017 com suas contas em dia era gravíssimo.
1.5   Contudo, destacou que os salários dos servidores sempre estiveram assegurados e que jamais sofreram um dia de atraso.
1.6 Na época, ele externou sua preocupação com os valores que deveriam ser destinados ao pagamento das contas referentes ao fornecimento de energia, segurança, limpeza e demais contas públicas, que poderiam faltar.
1.7   Com relação ao interior, o risco era, segundo ele que, se a política de “inanição financeira” fosse mantida,  mais de 200 salas de aulas seriam desocupadas em 2018. Seriam ao menos oito mil alunos na universidade.
1.8   Nas palavras do reitor, a sociedade precisava saber disso e que todos deveriam pensar com seriedade e defender a UEA desse desmonte.
1.9 Por fim, utilizando-nos das palavras do próprio reitor, o chamamento “não foi para o conflito exclusivamente político, mas para elevar o debate político, centralizar as ideias no que é estratégico para a educação no Brasil e fortalecer a condição de realmente reformar a educação para os próximos anos para o benefício da população brasileira.
Quanto às informações que dizem respeito à relação da UEA com os deputados e com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), reforçamos o total respeito pelo trabalho realizado não somente pelos deputados, como também pela ALEAM. Em julho de 2017, além de ter feito as colocações pontualmente apresentadas acima, o reitor da UEA, acompanhado da equipe da gestão superior também esteve na Casa Legislativa para esclarecer os fatos que vieram à tona com a fala realizada no dia 7 de julho de mesmo ano.
Exemplo de que houve compreensão e apoio por parte dos deputados e da ALEAM podem ser conferidas nos links abaixo, referentes a publicações realizadas, inclusive no próprio site da ALEAM:

Emenda de Dermilson Chagas garante autonomia financeira para UEA

Serafim Corrêa é relator de projeto que estabelece verbas para a UEA

Sidney Leite alerta para crise financeira da UEA