Durante caminhada e minicomício na Zona Norte, José Ricardo e Sinésio defendem o fortalecimento da escola pública e da UEA

Na manhã deste domingo (9), o candidato a governador pela Chapa do PT, José Ricardo Wendling, e seu vice, Sinésio Campos, fizeram caminhada e minicomício no bairro do Manoa, Zona Norte, num diálogo aberto com a população, defendendo o fortalecimento da escola pública, a valorização dos professores e a garantia de recursos para a constante manutenção da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Eles conversaram com comerciantes, vendedores, feirantes, taxistas, mototaxistas, ouvindo ideias e propostas que ainda poderão fazer parte do Plano de Governo Emergencial, que estará em constante construção ao longo desta campanha.

Ao final da caminhada, José Ricardo foi para cima da sua kombi, como sempre faz, continuar o diálogo com o povo. “Nossa campanha está crescendo a cada dia porque agimos com transparência, prestação de contas e com propostas concretas para tirar o Amazonas desta profunda crise, resultado de desgovernos de um mesmo grupo político que se reveza no poder há mais de 35 anos. Precisamos de mudanças urgentes”.

Uma de suas áreas prioritárias é a educação. O candidato afirmou que as escolas estão sucateadas, sem bibliotecas, sem quadras de esporte, sem laboratórios de informática e sem internet. Além disso, os professores estão desvalorizados, sem reajustes da data-base há três anos e sem outros direitos trabalhistas.

“No nosso Governo daremos atenção especial às escolas, aos professores e aos estudantes. Entendemos que para a educação ser de qualidade os professores precisam ser valorizados e a escola pública fortalecida”, disse ele, defendendo em seu Plano de Governo a prevenção à evasão escolar, que hoje chega a 12{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c}, tornando o ambiente mais atrativo para os alunos. E esse resultado pode ser alcançado por meio da construção de quadras poliesportivas para a prática de esportes, fazendo com que o aluno fique mais tempo na escola, a fim de evitar as desistências, bem como  prevenir o seu envolvimento com as drogas. Outra proposta defendida pelo candidato é a construção de auditórios e de bibliotecas, pois estudos recentes indicam que 80{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} das escolas estaduais não têm bibliotecas.

Além disso, o candidato afirmou que irá fortalecer a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que está em estado crítico, com ameaças de fechar as portas, garantindo que cem por cento dos recursos sejam investidos nesta importante instituição. “Hoje, não se sabe o que vem sendo feito com o dinheiro destinado à Universidade Estadual do Amazonas, porque os governantes não prestam contas com a sociedade”.

Minicomício no Nova Cidade

No minicomício realizado na tarde deste sábado (8), dentre outros assuntos, José Ricardo falou sobre o direito à moradia e suas propostas de Governo para solucionar o déficit habitacional do Estado. “Hoje, recebi declaradamente apoio dos movimentos que lutam por moradia no Amazonas. Eles sabem do meu compromisso com a luta por moradia digna, porque sabemos valorizar quem precisa de moradia. Nem o governador e nem o prefeito estão preocupados com as milhares de famílias que não têm onde morar ou que moram alugadas ou em áreas de risco. Meu compromisso é com moradia digna para essas pessoas, pois o que existe hoje é financiamento para quem têm dinheiro, enquanto moradia popular é esquecida. Por isso, como governador, vou garantir que projetos populares como o ‘Minha Casa Minha Vida’ continuem aqui no estado, para atender as famílias que mais precisam”.                        

 José Ricardo ressaltou ainda que esta eleição, chamada de suplementar, é para eleger um governador que vai ficar até o final do ano que vem.  “É um mandato de um ano e 3 meses. Mas por que  teremos eleição? Porque o governador José Melo e o seu vice, Henrique Oliveira,  foram cassados  por  compra de votos. Esse é o grupo político que quer comprar consciência das pessoas. E as famílias andam preocupadas com tanta violência. Assaltos nas  escolas, nas ruas, nos ônibus, nas faculdades. Mas é essa turma aí que quer voltar a ser governador do Estado”, disparou.

Como agenda de rua desta segunda (10), os candidatos estarão às 8h em minicomício ao lado do Terminal 1, na Constantino Nery, Centro. Já às 14h, eles gravam programa eleitoral de tv e, às 16h, fazem minicomício ao lado do Terminal 3, na avenida Noel Nutels, Cidade Nova. E, à noite, estarão em reuniões de campanha.