Eduardo Braga destaca trabalho dos conselhos de saúde para fortalecer o setor

A tese foi apresentada pelo senador Eduardo Braga na abertura do 6º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, realizada na noite deste domingo (22/07) #Manaus #Amazonas

A área da saúde precisa de organização em todos os níveis da administração pública, para estar bem representada dentro do Ministério da Saúde.

6º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas

Desta forma, o Brasil conseguirá criar uma política pública nacional que assegure, por exemplo, o financiamento da saúde na Amazônia.

A tese foi apresentada pelo senador Eduardo Braga na abertura do 6º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, realizada na noite deste domingo (22/07).

Para Eduardo Braga, é de extrema importância o trabalho dos conselhos municipais, estaduais e federais de saúde para o desenvolvimento de políticas efetivas na área.

“É fundamental que essas políticas partam das demandas do município, pois o cidadão não vive na União, ou no Estado. O cidadão vive na cidade, no bairro dele. Então esse trabalho dos conselhos, formados pelos secretários, precisa ser valorizado e apoiado de tal modo que os gargalos que ainda prejudicam a saúde pública sejam resolvidos em nosso país”, disse.

O senador lembrou que, ao longo dos seus oito anos de mandato, priorizou a saúde do Amazonas, tanto que, dois terços dos recursos conquistados por ele foram destinados a área.

Ao todo, foi empenhado um montante de mais de R$ 106 milhões para programas e projetos de saúde. Mais de 71{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} desses recursos já foram pagos (R$ 75 milhões) e o restante deve ser liberado até o final deste ano.

 HONRARIA

Por conta de seu trabalho em prol da saúde do Amazonas, o senador Eduardo Braga recebeu a medalha “Zé do SUS”.

A honraria foi instituída em homenagem ao sanitarista José Rodrigues de Oliveira, falecido este ano, o maior defensor do Sistema Único de Saúde no Amazonas. Confira no Instagram do parlamentar o registro da distinção: https://www.instagram.com/p/BllQiX-BRra/?hl=pt-br&taken-by=eduardobraga_am

Orçamento da União

Com emendas parlamentares e de relator do Orçamento da União, o senador conseguiu destinar ao Amazonas 21 Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSs Fluviais), 16 ambulâncias, 19 ambulanchas, 4 vans para transporte eletivo de pacientes do interior, incremento do Piso de Atenção Básica para 28 municípios e incremento para Média e Alta Complexidade de três municípios.

Curta nosso Facebook

A sexta edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas continua nesta segunda e terça-feira, no Amazônia Golf Resort, sob a organização do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM).

Ao longo dos três dias, secretários municipais, profissionais de saúde e técnicos da área estarão discutindo os problemas enfrentados no dia a dia e as possíveis soluções para uma melhor prestação de serviço para a população da capital e interior do estado.

Ainda no evento, será elaborado um documento oficial com a participação de todos os secretários municipais pontuando as propostas para melhorar o sistema de Saúde no Amazonas.

Carta Aberta pela Saúde do Amazonas

“A ‘Carta Aberta pela Saúde do Amazonas’ será entregue a todos os candidatos ao Governo do Estado mostrando os gargalos do setor e as possíveis soluções para os problemas na Saúde. Esta será a nossa contribuição para todos os Planos de Governo deste pleito de 2018”, informa o presidente do COSEMS-AM e secretário de Saúde de Manaquiri, Januário Neto.

Foto: Wagner Cunha