Eduardo Braga é escolhido líder do MDB no Senado

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) foi escolhido, na noite desta quinta-feira (31/01), líder do partido no Senado para o biênio 2019-2020. A bancada da sigla, formada por 13 senadores, é a maior da Casa.

“Por mais diversificada que seja a minha trajetória política de 36 anos, sinto que precisava viver essa experiência de liderar o partido no Senado. Agradeço aos meus colegas a oportunidade”, disse o parlamentar.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Bolsonaro apresenta boa evolução e despacha com assessores

Cabe aos líderes indicar ou substituir parlamentares nas comissões; sugerir que colegas de bancada participem de missões no exterior; propor o encerramento da discussão de matérias; requerer a inclusão ou a retirada de projetos em regime de urgência; e orientar votações.

Nas votações simbólicas, a opinião dos líderes representa a posição dos liderados presentes. Nas questões de ordem decididas pelo presidente da Casa, só pode haver recurso ao Plenário se o requerimento tiver o apoio de um líder.

Os líderes participam ainda da eleição dos membros do Conselho da República, órgão superior de consulta do presidente da República sobre temas como intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. A escolha é feita a partir de uma lista sêxtupla elaborada pela Mesa do Senado, ouvidas as lideranças.