O senador Eduardo Braga (MDB/AM) reivindicou do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo, nesta segunda-feira (18/02), a execução de obras fundamentais nos municípios de Tonantins, Jutaí e São Paulo de Olivença.
Localizados no Alto Solimões, eles já sofrem diante da ameaça de cheia histórica dos rios amazônicos, colocando em risco a segurança da população local.
Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook Twitter Instagram
“Por mais que tente sensibilizar o senhor e toda a sua equipe, não é possível ter ideia da forma como o povo dessa região vive. Falta de tudo: água, infraestrutura, oportunidade de emprego. Só vendo mesmo para ter uma dimensão”, disse o senador.
Para Tonantins, o parlamentar amazonense pediu que seja viabilizada a construção de uma ponte de concreto, cujo orçamento chega a R$ 8,8 milhões. Ela substituiria uma estrutura de madeira instalada sobre o Igarapé do Manaca, já bastante desgastada por enchentes e pelo fluxo diário de, aproximadamente, 2,5 mil pessoas. A ponte interliga os bairros São Francisco de Assis, José Cordeiro, Residenciais 1 e 2 do programa “Minha Casa Minha Vida”.
Eduardo solicitou, ainda, que o ministro permita a possibilidade de apresentação de projetos para recuperação das orlas de Jutaí e São Paulo de Olivença. No caso do primeiro município, a erosão já destruiu todo acesso à sede. Quem chega de barco a Jutaí, precisa subir uma escada íngreme e insegura, especialmente nos dias chuvosos.