Manaus – AM: Um áudio que circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp, mostra o empresário Durango Duarte orientando seus funcionários a burlarem as restrições importas pelo governo por conta do agravamento da pandemia de Covid-19 no Amazonas, os expondo a grave risco de saúde.
“Todo mundo vai pra empresa amanhã normal, se alguém for preso, eu vou soltar, esse decreto ninguém vai cumprir”, diz o áudio atribuído ao empresário. Em outro trecho do áudio, o empresário supostamente diz – “não fica nenhum carro ali na frente, pode estacionar na rua de trás, por favor, ou no outro estacionamento lá dos contêineres, não quero nenhum carro na frente”.
O empresário foi procurado para explicar a procedência do áudio, mas não respondeu as ligações feitas ao número de final 8004. A reportagem também procurou a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), para saber da influência do empresário para soltar pessoas presas, mas até o fechamento deste texto, também não responderam.
O Amazonas vive o maior caos na saúde provocado pela pandemia do novo coronavírus, o que fez o Governo do Estado emitir decretos que restringiam a circulação de pessoas e abertura de comércios e serviços não essenciais. Durango Duarte é conhecido por ter seus tentáculos no Governo e na Prefeitura de Manaus.
No ano passado, na gestão de Arthur Neto (PSDB) a empresa de Durango faturou um contrato de quase R$ 20 milhões, que foi questionado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM). Na gestão de David Almeida (Avante), o empresário foi apontado como o grande maquinador de crises, especialmente na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
OUÇA O ÁUDIO: