Em megaoperação, PF prende líderes da facção Amigos dos Amigos

As investigações tiveram como um dos objetivos principais a identificação dos líderes da organização, bem como a descapitalização dos bens

Na manhã desta segunda-feira (14/3), a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Estadual, deflagrou a Operação Trovão. O objetivo é prender as principais lideranças de violenta organização criminosa, intitulada de Amigos dos Amigos, voltada ao tráfico de drogas em Campos dos Goytacazes (RJ), bem como o sequestro e bloqueio de bens ocultados pela quadrilha.

Cerca de 70 policiais federais e integrantes do Gaeco cumprem três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em bairros de Campos dos Goytacazes e na capital do Rio de Janeiro.

As investigações – potencializadas com a Missão Redentor – tiveram como um dos objetivos principais a identificação dos líderes da organização. Buscou ainda a descapitalização de bens auferidos pelos criminosos, bem como a comprovação de que diversas empresas, imóveis e “laranjas” eram utilizados para ocultar patrimônio ilícito de R$ 10 milhões.

O nome da operação, “Trovão”, faz alusão ao codinome da principal liderança da organização criminosa no norte fluminense, segundo órgãos de inteligência policial.

Estabelecida no Centro Integrado de Investigações e Operações de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, a Missão Redentor foi criada na Superintendência Regional da PF no Rio, em julho de 2021. A missão conta com um grupo de policiais especializados na área de inteligência no combate às organizações criminosas violentas voltadas ao tráfico de drogas e armas, corrupção e crimes ambientais.