Em Tefé: primo de prefeito pré candidato a vereador, quebra lockdown enquanto a população do município é obrigada a ficar em casa

Manaus – AM: Nesse último domingo(22) de junho, em Tefé (522 quilômetros de manaus), um vídeo que vazou nas redes sociais sobre uma suposta festa do pré candidato a vereador *Helinho Bessa(PV)*, onde o mesmo aparece com várias pessoas, com direito a banda contratada, aglomeração, quebrando o decreto municipal *N°328* que proíbe, aglomeração, circulação de pessoas nas ruas, e várias outras restrições. foi flagrado quebrando o decreto durante um lockdown que foi decretado pelo prefeito Normando Bessa(PP), primo de Helinho, que tinha o objetivo de combater a pandemia do novo corona vírus no município.
Helinho também ocupa dois cargos comissionados na prefeitura de Tefé, um como diretor da feira municipal de Tefé, e o outro como diretor geral do porto do município, o que é considerado ilegal ocupar dois cargos levando suspeita que há forte indício de nepotismo na gestão do  prefeito *Normando Bessa de Sá*, que recentemente teve uma matéria publicada pelo blog da Amazônia sobre o nepotismo cometido na prefeitura do município, onde diversos parentes do prefeito ocupam diversos cargos comissionados na prefeitura do município.
Renovação de contratos com empresas de aliados
Embora o município tenha ultrapassado a marca de 2,5 mil casos de Covid-19, o prefeito de Tefé, Normando Bessa De Sá, decidiu  renovar  contrato com duas empresas especializadas em estruturação de festas, eventos e, inclusive, queima de fogos de artifício. A informação consta no Diário Oficial dos Municípios (DOM), na edição desta quinta-feira, 18.
O município de Tefé também já registra  75 óbitos pelo novo coronavírus, conforme dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), nessa quarta-feira (17).
De acordo com o Extrato do 3° Terml Aditivo do Contrato do contrato n132/2017, normando bessa renovou a vigência do convênio com a empresa Ecoart estrutura e produção lyta por mais um ano.
O serviços que devem ser realizados pela empresa são de infraestrutura necessária à realização de eventos, compreendendo a locação, o transporte, a montagem e a desmontagem de ambientes/estruturas, equipamentos, para instalação e a desinstalação dos mesmos, e show pirotécnicos com queima de fogos, para atender às necessidades das secretarias municipais da prefeitura de Tefé.
O documento, no entanto, não informa qual o valor de renovação contratual, tampouco, o valor do contrato original. O termo do contrato foi iniciado em 2017, pelo valor de 21 milhões.
Fogos de artifício 
Na mesma publicação do DOM, o prefeito Normando Bessa também renovou contrato com a empresa Matrix fogos e shows pirotécnicos Ltda –  também para realizar estruturação de festas e eventos, além de queimas de fogos
Assim como a renovação contratual da empresa anterior, o documento não informa os valores, porém a reportagem apurou que o contrato original custou 435 mil aos cofres públicos.