Especialistas esclarecem sobre como agir em caso de aparecimento de  Animais Silvestres em Áreas Urbanas

A principal recomendação é nunca tocar no animal e solicitar ajuda de  órgãos responsáveis.
Em Manaus, a maior incidência de animais resgatados é de jiboia, mucura, iguana e aves.

São comuns notícias sobre aparecimento de animais silvestres em áreas  urbanas de Manaus, principalmente de cobras.  Segundo a Gerência de  Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam, a jiboia é a espécie mais encontrada. “Até o final de novembro, o Ipaam  resgatou 653 animais silvestres, sendo que a maioria são cobras da
espécie jiboia, seguida de iguana, mucura e aves em geral”, informou o responsável pela Gerência de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.

Não é sempre que o resgate ocorre, pois quando uma cobra é encontrada pela população, devido ao medo, principalmente pelo seu tamanho, acabam sendo mortas quando encontradas em áreas urbanas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que a jiboia não apresenta grande perigo, pois ela somente apresenta comportamento de defesa, quando se sente ameaçada.
Para evitar com que a população vitime jiboias e outros animais silvestres, um grupo de especialistas, formado por Médicos Veterinários e Biólogos idealizaram uma ação educacional para sensibilizar o público sobre como proceder quando avistar algum animal
silvestre em área urbana e informar quais órgãos governamentais devem ser acionados nestes casos. Este bate-papo acontecerá no próximo sábado (07/12), das 10 às 12h, no Pet Shop e Consultório Veterinário Pet Sam, localizado na avenida Duque de Caxias, número 419, centro da capital amazonense, com a presença confirmada dos Médicos Veterinários Jéssica Antunes – CRMV 1131 e Salomão Leão – CRMV 1139, e do Biólogo e
apresentador de TV Rodrigo Hidalgo – CRBio 103971.
“Este tipo de ação educativa é extremamente importante em nossa região, que é cercada por floresta, possuindo uma rica fauna silvestre. Muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas acabam agredindo e matando os animais, principalmente serpentes. Queremos ao mesmo tempo desmistificar o comportamento de animais silvestres, alertar sobre sua grande incidência na área urbana de Manaus e informar sobre quais procedimentos devem ser adotados quando são encontrados”, afirma Salomão Leão.
A Médica Veterinária Jéssica Antunes explica que “a finalidade da atividade é chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação e conservação ambiental, para que elas possam refletir sobre sua relação com a natureza, em especial com a fauna silvestre”.
O evento é gratuito e direcionado para a população em geral, pessoas interessadas no assunto, estudantes de Medicina Veterinária e Biologia, para que possam sermultiplicadores das informações fornecidas no encontro.

Serviço

O que: Encontro de Educação Ambiental sobre Animais Silvestres
Quando: Sábado, 07 de Dezembro de 2019 – das 10 às 12h.
Onde: Pet Sam – Avenida Duque de Caxias, número 419, Centro.
Quanto: Gratuito
Informações: (92) 98152-2998 e 3302-3624