Metrópoles
Embaixador da Palestina no Brasil falou com exclusividade ao Metrópoles sobre 1 ano de guerra em Gaza, grupo Hamas e paz
“É bom esclarecer que o conflito [em Gaza] não é uma guerra religiosa. Tem que ter isso bem claro. A guerra não é entre judeus e mulçumanos. Existe uma geopolítica. Existem interesses coloniais”, afirmou o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, durante entrevista ao Metrópoles.
De acordo com o diplomata, Israel está sendo usado como instrumento por aqueles que querem explorar as vias marítimas, o petróleo e gás natural da região da Palestina. Quando questionado sobre quem seriam os interessados nos recursos, Alzeben respondeu: “Estados Unidos, fundamentalmente”.
Ibrahim Alzeben agradeceu ao Brasil, ao presidente Lula e ao povo brasileiro, que considera ser “um povo muito querido e muito sensível com a dor de qualquer outra pessoa”. O representante da Palestina ainda comentou as acusações de terrorismo, feitas por Israel contra o grupo extremista Hamas, revelou o que é preciso para a assinatura de um acordo de paz entre os dois países e aconselhou o povo israelense a “saber eleger mandatários”.
Para Ibrahim Alzeben, por de trás dos ataques de Israel, há um interesse colonial das superpotências ocidentais .
“Os espanhóis e portugueses chegaram aqui [Brasil], calvinistas ingleses foram para os Estados Unidos e as superpotências do século 19 invadiram a África e a Ásia, para roubar e saquear, com interesses. Qual é o interesse agora? O interesse é o petróleo, o interesse são as vias marítimas – temos 3 importantes vias marítimas na área – que essas superpotências querem.”