Ewerton Wanderley destaca importância do Maio Amarelo para prevenir acidentes de trânsito

MANAUS, 06/05/19 VEREADOR EWERTON WANDERLEY (PHS) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

A campanha “Maio Amarelo” que visa sensibilizar a população sobre a importância da direção responsável, a fim de reduzir os acidentes no trânsito, foi tema abordado pelo vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) durante pronunciamento no plenário Adriano Jorge, nesta segunda-feira (06/05), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Vivemos uma epidemia de acidentes de trânsito, que faz dezenas de vítimas todos os dias. A irresponsabilidade e imprudência de alguns, reflete diretamente na saúde pública, uma vez que acidentes de trânsito são as principais causas de hospitalização no Brasil, já que quando não há vítimas fatais, os acidentados são levados para os pronto-socorros e policlínicas da cidade, ocupando vagas que poderiam ser de outras pessoas, onerando ainda mais os cofres públicos”, afirmou o vereador.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Arthur Neto – fim de carreira melancólica: de difamado a patrocinador de difamação

O Brasil está entre os cinco países no mundo onde mais se morre no trânsito, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esses dados apontam que 90% dos acidentes têm como fator preponderante as falhas humanas como: imperícia, imprudência e desatenção.

Leia Mais – Temer vira réu pela sexta vez em acusação de organização criminosa e obstrução

Em dez anos, Manaus se tornou a quinta capital com maior número de mortes no trânsito. Segundo levantamento de indenizações de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) a capital amazonense subiu três posições no ranking entre 2008 e 2017.

Quando não mata, o trânsito da capital deixa condutores e pedestres inválidos, no ano passado, foram quase 2,5 mil vítimas, em média, seis por dia.

Ainda na tribuna, Dr. Ewerton citou mais alguns dados divulgados pelo DPVAT, dando conta de que em Manaus, só nos três primeiros meses de 2019, foram registrados 54 mortes por acidente de trânsito.

O final de semana é o período com maior número de ocorrências com vítimas fatais, sendo o domingo o ápice, com justificou o vereador.

“A colaboração da sociedade é fundamental para que esses números diminuam”, afirmou o parlamentar.

Dr. Ewerton trouxe ainda número sobre emplacamentos de veículos na cidade de Manaus. Segundo ele, pelos menos 4 mil carros são emplacados por mês, e a tendência é aumentar o fluxo de veículos nas vias, por isso, ele afirma que é primordial que aja uma mudança de comportamento dos nossos motoristas, visando um trânsito mais seguro, como usar cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade da via, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir, dar passagem quando solicitada, entre outros..

O parlamentar pediu a população que em caso de acidente, comunique o Instituto Municipal de Engenharia de Trânsito (Manaustrans),  através do número do Disk-trânsito 0800 092 1188 que funciona 24h.

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM