Ex-deputado Cândido Vaccarezza é preso na Lava Jato

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira duas fases da Operação Lava Jato – 43ª e 44ª – e cumpre mandados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Santos. Um dos pedidos de prisão temporária expedidos pelo juiz Sergio Moro tem como alvo o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, que já foi detido. É a primeira vez na história da operação que a PF realiza duas fases ao mesmo tempo. 

Agentes cumprem 46 ordens judiciais – seis prisões temporárias, 29 buscas e apreensões e onze conduções coercitivas. As operações foram denominadas Sem Fronteiras e Abate.

Na Abate, que prendeu Vaccarezza, as investigações estão relacionadas a crimes de corrupção, desvio de verbas públicas e lavagem de ativos na contratação de grandes empresas pela Petrobras. Sem identificar os alvos, a PF disse que uma das ações tem o objetivo de desarticular um grupo criminoso apadrinhado por um ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com uma empresa estrangeira.

Já a operação Sem Fronteiras investiga a relação suspeita entre executivos da estatal e um grupo de armadores estrangeiros para a obtenção de informações privilegiadas e favorecimentos em contratos milionários com empresas.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)