Ex Governador José Melo tem prisão estendida por mais cinco dias, no minimo

????????????????????????????????????

O ex-governador José Melo (Pros) permanecerá preso por mais cinco dias no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) 2, em Manaus, após ter a prisão temporária prorrogada pela Justiça Federal. A decisão foi proferida pelo juiz federal plantonista Wendelson Pereira Pessoa às 19h desta segunda-feira (25). O fim do prazo da prisão temporária se encerraria hoje.

O ex-governador foi preso temporariamente na última quinta (21), no sítio dele, localizado no ramal do Banco, no Km 26 da rodovia AM-010, no perímetro de Rio Preto da Eva, durante a Operação Estado de Emergência, terceira fase da “Maus Caminhos”. Ele foi acusado de participar de um esquema de propina e desvio de verbas da Saúde do Amazonas.

Na decisão do juiz federal Wendelson Pereira de prorrogar a prisão por mais cinco dias, ele afirma que “a custódia de José Melo […] é necessária para que não haja, ou seja diminuído, o risco de o mesmo interferir ou atrapalhar os atos da investigação, em virtude do poder econômico e político que detém”, disse o magistrado.

O juiz federal plantonista também cita o período de festas de fim de ano. “Ademais, a presente investigação se desenrola em época de festividades natalinas, com consequente diminuição de agentes policiais, sobrecarregando o hercúleo trabalho de analisar os demais elementos de prova já angariados, havendo possibilidade concreta de novas diligências serem requeridas nesses cinco dias”.

Prisão preventiva

Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) também solicitou à Justiça Federal a conversão da prisão temporária de José Melo em preventiva. O resultado deste pedido não constou na decisão do juiz federal plantonista Wendelson Pereira desta segunda (25).