Exames de Jair Bolsonaro apontam pneumonia, diz boletim médico

1
107
Divulgação/Assessoria da Presidência - 7.fev.2019

O presidente Jair Bolsonaro está com pneumonia. A informação consta em boletim médico divulgado nesta 5ª feira (7.fev.2019) pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele está internado desde 27 de janeiro.

Leia a íntegra do documento.

“Apresentou, ontem à noite, episódio isolado de febre sem outros sintomas associados, foi submetido à tomografia de tórax e abdome que evidenciou boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia”, diz boletim.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Deputado aconselha Governador: ‘Umanizzare pode esperar, mas saúde e educação não’

Em entrevista à imprensa após a divulgação do boletim, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que se trata de uma pneumonia bacteriana. “Eles fizeram exames tanto viral quanto bacteriano, então trata-se de uma causa bacteriana”, disse.

O boletim médico também informa que foi feito 1 ajuste no tratamento com antibióticos do presidente, incluindo mais 1 medicamento, não divulgado.

Otávio do Rêgo Barros não soube informar se a mudança nos antibióticos poderá prolongar mais ainda a internação de Bolsonaro. Segundo ele, não há previsão de alta.

“Eu volto a afirmar que [a alta será] no momento em que ele estiver a disponibilidade física e emocional para sair pela porta do hospital. Deste modo ainda não foi tratado sobre a data”, disse.

Apesar de ter tido febre e diagnosticado com pneumonia, Bolsonaro voltou a fazer caminhadas nesta 5ª feira pelos corredores do hospital.

“Pela manhã caminhou duas vezes, à tarde umas duas vezes e há pouco estava caminhando, bem disposto. Eu conversei cerca de 1 hora, 1h30 com o presidente sobre vários temas e ele estava de bom humor”, disse o porta-voz.

O presidente continua a se alimentar por meio de uma sonda nasogástrica. Segundo Barros, ele também fez ingestão de líquidos. Foi cogitada a possibilidade de ele tomar café, mas segundo o porta-voz, “o presidente não gosta”.

O porta-voz também informou que as visitas ao presidente permanecem restritas à família e a assessores. Segundo Barros, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), visitaram o presidente hoje.

Eis a íntegra do boletim:

“Boletim Médico

São Paulo, 7 de fevereiro de 2019.

O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Apresentou, ontem à noite, episódio isolado de febre sem outros sintomas associados, foi submetido à tomografia de tórax e abdome que evidenciou boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia.

Foi realizado um ajuste na antibióticoterapia e mantidos os demais tratamentos. Continua sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdome e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral. Hoje, realizou exercícios respiratórios e caminhou no corredor. Por ordem médica, as visitas permanecem restritas.

Dr. Antônio Luiz Macedo, cirurgião

Dr. Leandro Echenique, clínico e cardiologista

Dr. Miguel Cendoroglo, diretor superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein”

O QUE DIZ BOLSONARO

Segundo o porta-voz da Presidência, ao receber o diagnóstico o presidente Jair Bolsonaro ficou triste, mas depois se manteve feliz.

“Imediatamente ele ficou triste, mas depois ele reverteu a chave e o relé do disjuntor e se manteve firme e feliz”, afirmou.

Segundo Barros, a vontade do presidente hoje é comer “bife com batata frita”.

“Assim que ele sair nós vamos fazer 1 bife especial pra ele”, disse.

No Twitter, Bolsonaro comentou sobre a divulgação de seu estado de saúde: “Estamos muito tranquilos, bem e seguimos firmes”.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

De acordo com o porta-voz da Presidência, Bolsonaro falou nesta 5ª com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e ainda hoje, irá ligar para o ministro da Economia Paulo Guedes para tratar sobre a reforma da Previdência.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here