Facebook compartilha dados de usuários com empresas de tecnologia, revela jornal

Estados Unidos – O Facebook cedeu dados de usuários a grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, Amazon e Netflix.

A informação é do jornal “The New York Times”, que teve acesso a documentos internos da companhia. Eles revelam como o Facebook compartilhou os dados de 22 bilhões de usuários da rede social.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Venezuela: Quatro sindicalistas presos em protesto por brinquedos de Natal

No total, cerca de 150 empresas foram beneficiadas por esse acesso. Ao Bing, ferramenta de busca da Microsoft, o Facebook permitiu que visse os nomes de todos os amigos dos usuários sem seu consentimento. Ainda de acordo com o jornal, à Netflix e ao Spotify, o acesso era diferente: as empresas tinham a capacidade de ler mensagens privadas. O Facebook também permitiu à Amazon acessar os nomes e as informações de contato de cada um através de seus amigos.

Empresa se defende

No site da empresa, o diretor de plataformas de desenvolvedores e programas do Facebook, Konstantinos Papamiltiadis, negou a ilegalidade dos casos: “Nenhuma dessas parcerias ou recursos concedeu às empresas acesso a informações sem a permissão dos usuários, nem violou nosso acordo de 2012 com a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês)”.

Já o diretor de privacidade da rede, Steve Satterfield, contou ao “The New York Times” que as parcerias com as empresas de tecnologia não violaram os termos de privacidade dos usuários ou os compromissos com os reguladores federais.