Favorito para comandar OAB Nacional, Beto Simonetti vence eleição para conselheiro federal

0
22
Beto Simonetti, como é conhecido, integra a atual diretoria do Conselho Federal da Ordem como secretário-geral, função responsável, entre outros assuntos, pela coordenação do Exame da OAB e por encaminhar demandas relacionadas a prerrogativas da advocacia.

O candidato favorito para vencer a eleição para a presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, o Beto Simonetti, como é mais conhecido, foi eleito conselheiro federal da entidade pelo Amazonas nesta semana. Simonetti é o atual secretário-geral da entidade.

Até o fim deste mês, todas as OABs estaduais elegerão seus novos presidentes e conselheiros estaduais e federais. Depois, em 31 de janeiro, ocorrerá a eleição do presidente nacional da Ordem, que é a maior entidade civil do país (tem mais de 1,2 milhão de inscritos).

Qualquer advogado pode disputar a presidência nacional da OAB. Ser eleito conselheiro federal não é uma exigência para pleitear o cargo. Mas “ganhar em casa” é uma vitória que deixa o candidato mais importante no sistema OAB.

Beto Simonetti, como é conhecido, integra a atual diretoria do Conselho Federal da Ordem como secretário-geral, função responsável, entre outros assuntos, pela coordenação do Exame da OAB e por encaminhar demandas relacionadas a prerrogativas da advocacia. Ele também é o atual coordenador-geral das Comissões e Procuradorias do Conselho Federal.

Natural de Manaus, Simonetti é registrado na seccional da OAB no Amazonas com o número 3.725. Recebeu a carteira de advogado em 21 de março de 2001. Pós-graduado em Direito Penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atua, principalmente, na Justiça Federal e nos tribunais superiores. É sócio do Simonetti & Paiva Advogados, fundado em 1974 e o segundo escritório a obter registro junto à OAB-AM.

Leia mais em Veja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui