FBI prende candidato a governador nos EUA por acusações sobre invasão do Capitólio

Prisão traz nova reviravolta a uma campanha já caótica do Partido Republicano para as eleições primárias em agosto

Um candidato a governador do Partido Republicano de Michigan, Ryan Kelley, foi preso nesta quinta-feira (9) por acusações de contravenção relacionadas a um suposto envolvimento na invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, de acordo com o Departamento de Justiça.

“Ryan Kelley, 40, de Allendale, Michigan, foi preso esta manhã por acusações de contravenção decorrentes da violação do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ele foi preso em Allendale. O Sr. Kelley deve fazer sua primeira aparição esta tarde no distrito dos EUA Tribunal do Distrito Oeste de Michigan”, disse Bill Miller, porta-voz da Procuradoria dos EUA no Distrito de Columbia.

O escritório do FBI (sigla em inglês para Departamento Federal de Investigação) de Detroit confirmou a prisão de Kelley e disse que sua casa foi revistada na manhã de quinta-feira.

“Posso confirmar que os agentes do FBI do escritório de Grand Rapids executaram um mandado de prisão e busca na residência do Sr. Kelley em Allendale, no Michigan. No momento, não posso fornecer nenhuma informação sobre a natureza das acusações contra Sr. Kelley, mas informações adicionais devem ser divulgadas”, disse Mara Schneider, oficial de relações públicas do escritório do FBI em Detroit, em um comunicado por escrito.

Em 2020, Kelley, corretor de imóveis, começou a liderar manifestações contra os bloqueios e mandatos de prevenção da Covid-19 em Michigan, de acordo com seu site.