Na contagem por ano, as precipitações foram também as segunda maiores dos últimos 50 anos na Capital
Fortaleza registrou a maior chuva dos últimos 20 anos entre as 7h de sábado (10) e 7h deste domingo (11), com um acumulado de 215,1 milímetros, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O volume de precipitações foi tão intenso que nos últimos 50 anos – período de início do monitoramento pluviométrico pela Funceme – somente em janeiro de 2004, a Capital teve uma chuva maior, com 250 mm, se contabilizado o recorde por ano. Neste domingo de Carnaval, a cidade segue banhada pelas chuvas.
No sábado, os moradores da Capital sentiram o impacto. A Defesa Civil Municipal, até o momento, ainda não divulgou nenhum balanço oficial das ocorrências, mas é certo que as precipitações geraram inúmeros efeitos que vão desde alagamento de vias à abertura de uma cratera nas proximidades das obras do metrô que fez, ao menos, 10 famílias precisarem deixar as próprias casas devido aos riscos.
Além de desabamentos, as chuvas também provocaram falta de energia que perdurou por horas em diversos bairros da Capital e também da Região Metropolitana, semáforos apagados e até transbordamento de micros lagoas no Parque Rachel de Queiroz. O volume de chuvas também tem impactado a programação de Carnaval, gerando cancelamento de algumas apresentações em polos da Prefeitura de Fortaleza.