Funcionárias denunciam a site assédio sexual de presidente da Caixa

Se as acusações forem comprovadas, será o primeiro caso público de assédio sexual envolvendo um alto funcionário do governo Jair Bolsonaro (PL)

Funcionárias da Caixa Econômica Federal denunciaram o presidente do banco, Pedro Duarte Guimarães, de 51 anos, de assédio sexual. A denúncia foi feita ao site Metrópoles.

Segundo a matéria exclusiva, os relatos da mulheres foram ouvidos ao longo de semanas, e os casos são investigados pelo Ministério Público Federal, sob sigilo. As denúncias, que incluem toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites incompatíveis à relação de trabalho, começaram a surgir no fim do ano passado.

Todas as mulheres que falaram ao portal, sem que seus nomes fossem divulgados, trabalham ou trabalharam em equipes que atendem diretamente ao gabinete da presidência da Caixa.

“É comum ele pegar na cintura, pegar no pescoço. Já aconteceu comigo e com várias colegas (…) Ele trata as mulheres que estão perto como se fossem dele” diz uma das vítimas.

Os depoimentos se relacionam às viagens realizadas por Pedro Guimarães como parte do programa Caixa Mais Brasil, projeto promovido pelo gestor para dar mais visibilidade ao banco pelo Brasil. A iniciativa já realizou, desde janeiro de 2019, mais de 140 visitas a municípios brasileiros.

Se as acusações forem comprovadas, será o primeiro caso público de assédio sexual envolvendo um alto funcionário do governo Jair Bolsonaro (PL).