Garantido vence Festival 2019 e leva 32º título para a Baixa do São José

Foto: Euzivaldo Queiroz

Portal Acrítica

Com uma diferença de oito décimos (0,8), o Boi Garantido venceu o 54º Festival Folclórico de Parintins e conquistou o 32º título de sua história. A apuração das notas aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º), no Bumbódromo de Parintins (cidade a 325 quilômetros de Manaus).

Apresentando o tema “Nós, o Povo”, o bumbá da Baixa do São José somou 1.258,4 pontos contra 1.257,6 do Boi Caprichoso. As duas últimas noites de Festival foram vencidas pelo Garantido. Já a primeira acabou empatada. Veja as parciais abaixo.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Festival de Parintins aumenta movimento no Aeroporto de Manaus

1ª Noite: Garantido e Caprichoso empatados com 419,2 pontos

2ª Noite: Garantido venceu com 419,6 contra 419,0 do Caprichoso

3ª Noite: Garantido venceu com 419,6 contra 419,4 do Caprichoso.

Leia Mais – Wilson Lima reúne com ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e discutem licenciamento de obra da BR-319

Ambas as associações perderam 1 décimo de pontuação no primeiro dia – o Garantido por permitir a entrada de um músico antes do tempo permitido de apresentação, e o Caprichoso por manter um integrante na Arena depois do permitido. Durante a apuração, a Comissão de Jurados enalteceu o Festival de Parintins, mas condenou o ‘Black Face’.

Na disputa específica entre as galeras, a do Garantido também levou a melhor: 90 pontos contra 89,6 do Caprichoso, na soma das três noites.

Tema

Para resgatar o título perdido nos dois últimos anos, o Garantido exaltou as lutas, alegrias e a liberdade do povo brasileiros nas três noites. O boi dividiu as apresentações em três subtemas: “O Boi das Lutas do Povo”, o “Boi da Alegria do Povo” e “Garantido: o Boi da Liberdade do Povo”.

O vermelho e branco deste ano foi concebido a partir da genialidade artística do coordenador da Comissão de Arte do Garantido, Júnior de Souza, sob a presidência do advogado  Fábio Cardoso e na voz inconfundível de Sebastião Júnior, o “Uirapuru da Amazônia”.